compras

A marca que transforma o amor pelas viagens em bijuteria com conchas das Maldivas

La Mar produz peças únicas e exclusivas com recursos naturais. Tudo é feito por Mariana, uma jovem de 23 anos de Cantanhede.
As peças estão disponíveis online.

Para Mariana Baptista, tudo começou com uma viagem de sonho às Maldivas. Aos 23 anos, a jovem natural de Cantanhede começou a sentir necessidade de criar um espaço próprio, onde pudesse ganhar um rendimento extra ao final do mês. Na altura trabalhava a full-time no restaurante do pai e conciliava a atividade com a produção de conteúdos para as redes sociais.

Em novembro do ano passado, descobriu que tinha aberto um pequeno hotel nas Maldivas, o Ecoboo Maldives e, em menos de um mês, partiu à aventura. Nessa altura, Mariana já tinha comprado algumas missangas e começado a criar pequenas peças. Porém, foi só quando pisou as praias das Maldivas que a inspiração lhe veio. “É cliché dizer que as viagens mudam vidas, mas sinto exatamente isso”, explica. 

Durante os dez dias de viagens, viveu experiências incríveis que a fizeram compreender melhor os seus próprios ideais e a aproximaram do seu “eu interior”. O mar sempre foi uma das paisagens que mais a apaixonou e desde pequena mantém a tradição de apanhar e levar conchas consigo.

“O meu objetivo foi aproveitar essa recolha e criar peças únicas”, salienta. Dessa forma, Mariana acredita que consegue combinar a sua paixão pelas viagens com a partilha da magia dos locais por onde passa. 

Quando regressou com sacos cheios de pequenas conchas, foi à procura de vídeos e formas de criar diferentes peças. “Aprendi tudo sozinha. Todo o processo é feito por mim, desde a perfuração das conchas, à criação das peças e concretização da ideia”, explica. Assim, em fevereiro deste ano, foi oficialmente lançada a primeira coleção da La Mar. 

A 1 de julho deste ano, Mariana voltou a ser contactada pelo Ecoboo Maldives para ficar lá durante esse mês. Ao longo da estadia, construiu novas peças e criou exposições na loja do local para que pudessem ser vendidas. Enquanto isso, continuava a produzir conteúdos. A verdade é que foi um verdadeiro sucesso e muito poucas peças regressaram a Portugal. No último dia, esteve desde as seis da manhã até às 13 horas a apanhar todas as conchas possíveis para trazer consigo. 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Jewelry for Mermaids 🌊 (@llamarjewelry)

Além deste ingrediente especial, as peças da La Mar são compostas por pedras, cristais naturais, pérolas de água doce, rematadas com aço inoxidável. “Como a inspiração é sempre o mar, coloco muitos tons de azul, ainda que todos os elementos possam ser personalizados”, conclui. Nenhuma das peças são iguais, até porque “sendo materiais naturais é impossível replicar” e a própria Mariana prefere manter a autenticidade de cada projeto.

O processo é bastante natural, a inspiração surge dos mais variados locais e as ideias são organizadas através de moodboards. “Depois disso, olho para os materiais e começo a construir, é algo muito orgânico e fluído. Às vezes consigo passar a tarde a criar peças e outras vezes isso não acontece”.

Até agora, La Mar lançou duas coleções que Marina considera uma continuação da anterior, uma vez que aborda o mesmo tema. Nos próximos meses, o plano é optar por outros materiais alusivos ao inverno. “Como somos uma marca que vende no estrangeiro, nunca deixaremos completamente de parte as conchas” remata. No futuro, pretende sair de Portugal, trabalhar com hotéis de todas as partes do mundo e levar sempre as melhores conchas consigo.

Carregue na galeria para conhecer algumas peças da marca La Mar. 

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA