A moda e design foram a primeira paixão de Clara Melo de Carvalho. Nasceu em Angola, cresceu na Serra da Lousã, estudou em Coimbra e, ao mesmo tempo, trabalhava aos fins de semana na Figueira da Foz. Porém, foi numa pequena biblioteca na Baixa de Lisboa que conheceu o atual companheiro e parceiro de negócios, Tobias Kiem.
Tobias nasceu na Alemanha. Há cerca de oito anos, decidiu vir conhecer Portugal. Na altura, tinha regressado da Tailândia, onde morou durante alguns anos. A dado momento, sentiu que queria estar mais próximo da sua família alemã. “Portugal é um dos melhores países para morar na Europa e, por isso, a escolha foi fácil”, conta o proprietário de 44 anos.
Antes de conhecer Clara, estava a tentar perceber qual seria a melhor cidade para ficar, uma vez que o único requisito era estar perto da praia. Assim que a relação avançou, o destino levou-os até à Figueira da Foz. “Nunca foi um processo pensado ao detalhe. Simplesmente, tivemos a sorte de encontrar uma casa com todos os requisitos que queríamos”, explica.
Clara tinha uma pequena loja de roupa e decoração em Lisboa, mas o projeto teve de ficar para trás com a mudança definitiva para a Figueira da Foz. Nesse momento, ambos decidiram fazer uma pausa profissional para decidir quais seriam os melhores passos a seguir. Em dezembro do ano passado, os planos finalmente saíram do papel e nasceu a TáTudo.
O nome é curioso e chama muito a atenção. Tobias sempre achou engraçado a forma como os portugueses se cumprimentavam com a expressão “Está tudo?”, quer fosse como pergunta ou resposta. “Além de ser uma frase portuguesa, simboliza a mudança de que está tudo bem”, salienta.
Ver esta publicação no Instagram
O primeiro produto feito pela marca foram as carteiras. Numa das suas viagens para a Alemanha, Clara precisava de uma mala com medidas particulares para entrar no avião. Como não havia nada de que gostasse, nem com as medidas certas, decidiu fazê-la. Enquanto marketeer, Tobias ficou fascinado com a peça e, duas semanas depois, decidiram colocá-la na loja.
A principal inspiração para este modelo foi uma viagem a Marrocos, momento em que o casal teve contacto com alguns tecidos criados à mão por locais. Por isso, apesar de todos os produtos serem feitos em Portugal, os responsáveis colaboram com artesãos em Marrocos para a confeção de alguns dos seus tecidos.
A marca promete combinar o design intemporal inspirado nos padrões tradicionais africanos, com tecidos naturais e artesanato de qualidade superior. Todas as peças, desde as almofadas, carteiras, puffs, mantas e toalhas são todas feitas à mão e cuidadosamente, “criadas com um compromisso com a qualidade, sustentabilidade e fontes éticas”, explica.
O objetivo não é criar peças tendência ou efémeras, mas apostar em coleções que resistam ao tempo tanto pela longevidade, como pelos modelos utilizados. “É uma celebração da individualidade e da vida consciente, que combine o estilo, conforto e sustentabilidade”, reforça.
O processo de execução é simples: Clara cria os modelos das peças que são feitas por duas costureiras na Figueira da Foz. Tobias finaliza o processo com a venda e publicidade, daí que não existam coleções tradicionais. “Trabalhamos em peças individuais e trazemo-las para a loja quando sentimos que estão preparadas. Não existe qualquer timing”, afirma.
Além das carteiras, a TáTudo produz almofadas e objetos de decoração de casa, visto que é uma das paixões de Clara e a área onde se sente mais segura. Todos os produtos são feitos de modo eticamente correto, com preocupação ambiental e qualidade superior. Há ainda toalhas, mantas e puffs que poderá utilizar da forma que mais gostar.
Nas próximas semanas, Tobias confessou que deverá sair um novo produto da marca, algo em que nunca apostaram antes. “As malas de maternidades nem sempre possuem o tamanho necessário ou têm bolsos suficientes, por isso decidimos criar a nossa”, explica. Todos os produtos estão disponíveis online e os valores variam entre 26€ e 152€.
Carregue na galeria para conhecer alguns dos produtos disponíveis na loja TáTudo, na Figueira da Foz.