As calças brancas são, entre outras coisas, um sinónimo de estilo, sofisticação ou até simplicidade. Porém, a grande maioria são também bastante traiçoeiras. Com os primeiros raios de sol, estes modelos começam a espalhar-se pelas ruas — e surgem logo os dilemas habituais. Há sempre quem se afaste da peça por achar que vão acrescentar alguns quilos, outras pelo receio de que a roupa interior fique visível. E, claro que o facto de se sujarem com mais facilidade do que as opções pretas também se torna um pesadelo para muita gente.
Em boa verdade, a peça é um sucesso todos os anos, mas depende sempre da forma como a usamos e conjugamos. Se quer uma figura elegante, o conjunto monocromático é uma das formas mais clássicas de ficar favorecida. Além de ser uma aposta segura, usar um look total no mesmo pigmento cria a ilusão de que é mais alta e favorece as mulheres plus size — tal como a NiT já lhe contou. Pode ainda misturar vários subtons e algumas texturas, como rendas ou folhos, para tornar o visual menos monótono.
O mesmo aplica-se à mistura do branco com preto, que pode ser um pouco cansativa. Se o look se resumir apenas a estas duas tons, de forma simplista, as probabilidades de parecer que está a usar um uniforme são altas. Junte-lhe um terceiro tom através de um acessório marcante para quebrar com a dualidade e dar uma nova vida ao coordenado.
Ainda assim, a roupa interior visível é mesmo a principal preocupação. Ao contrário do que muita gente acredita, usar um par de cuecas brancas está fora de questão porque a sobreposição cria um efeito iluminador e chama a atenção. Deve optar por colocar uma peça bege por baixo para que não se note.
Recorde-se também que, quanto mais grosso e texturizado for o material do par, mais opaca fica no corpo. Logo, talvez uma opção em linho não seja o ideal. Outro truque que muitas mulheres usam é vestirem umas collants por baixo das calças de tecidos mais leves para suavizar as marcas da roupa interior, embora não seja ideal durante os dias mais tórridos, claro.
Já a tendência das peças oversized entra em jogo para disfarçar a sujidade. Se colocar um sobretudo comprido (nos dias frios) ou um quimono mais fresco (na estação quente), reduz o impulso para estar sempre a verificar as manchas que costumam aparecer nos bolsos de trás, por exemplo. E, em termos de comprimento, as calças cropped e com uma bainha mais subida também ajudam a evitaras inestéticas manchas provocadas pelo contacto com os sapatos — ou mesmo com o chão.
Outra vantagem destas propostas é que navegam a linha entre o casual e o formal. Em termos de styling, pode usar um casaco de cabedal preto para uma aparência mais arrojada e jovem. Ou então optar por um blazer num tom suave ou uma camisa azul clara para as levar para o trabalho. Já as jeans azuis, por exemplo, são sempre associadas a contextos informais e descontraídos.
Está preparada para acrescentar umas calças brancas ao seu guarda-roupa? Carregue na galeria para descobrir uma seleção de propostas de vários estilos, marcas e preços.