Volvidos 40 anos, o tom que Prince tanto enalteceu na década de 80 (toda a gente sabe trautear “Purple Rain”, certo?) voltou a estar na ordem do dia. Atualmente, também ouvimos Taylor Swift a cantar “Lavender Haze”, mas o impacto desta tonalidade não se faz sentir apenas no mundo da música. Na moda, o púrpura é apontado como uma das tendências para a primavera.
De acordo com a pesquisa da Wallapop, uma plataforma de pesquisa de tendências, as peças neste tom são as mais procuradas na categoria de moda. Um dos motivos apontados pela empresa é o facto de funcionar tanto em vestuário, como nos acessórios. Mas o sucesso vai muito além deste fator.
Os tons púrpura são uma adição ao armário que pode ser usada o ano inteiro. Por ser tão versátil, torna-se o pigmento ideal para a meia estação, nomeadamente para usar na primavera, pelas combinações que permite. Pode colocar um cardigan por cima de um vestido de verão pela manhã, por exemplo — encontra opções destas duas peças nesta tonalidade.
Embora possa ser vista como uma matiz ousada, os seus subtons também têm toques serenos. Acaba por ser uma mistura perfeita dos lados mais escuro e claro do espectro. A necessidade de calma (associada ao lavanda, por exemplo) junta-se a uma dose saudável de energia e otimismo.
Uma vantagens atribuídas ao púrpura lilás, por exemplo, é que faz com que as pessoas pareçam mais jovens. Além disso, é uma tonalidade que favorece quase todos os tons de pele, desde os mais pálidos aos mais escuros.
Como tem subtons quentes e frios, o púrpura também combina com quase tudo. As cores complementares óbvias incluem laranja, amarelo, azul e verde. No entanto, também combina bem com cinzento, preto e castanho para manter alguma discrição no outfit.
bella hadid for versace oh wow pic.twitter.com/4G8q21bR8y
— mk’s private landing (@blazedrauhl) March 22, 2023
As marcas de luxo são líderes quando falamos da utilização da cor com subtileza e mestria. No caso do púrpura, tornou-se o foco da apresentação de primavera-verão da Versace, em Milão. Durante o desfile, Bella Hadid estreou um vestido de casamento violeta dos pés à cabeça, completado com um véu de renda.
Se hoje é um tom democratizado, nem sempre foi assim. Ainda hoje o púrpura está associado à realeza, criando uma impressão de luxo e extravagância. Durante a Antiguidade, era um dos pigmentos naturais mais importantes. Na altura, na Roma Antiga, só o Imperador Nero podia usá-la e quem ousasse ostentar o roxo podia ser punido com pena de morte.
Muitos séculos depois, o tom está em todo o tipo de peças e é acessível à maior parte das pessoas. Por isso é que está presente em marcas como a Zara, Mango ou Lefties. Carregue na galeria para conhecer uma seleção de peças em vários tons de púrpura.