As botas mais cobiçadas em Paris, durante a semana da moda, foram os pares acima do joelho de Chemena Kamali, para a Chloé. Estávamos em fevereiro de 2023 quando a designer, na sua estreia à frente da maison de luxo, transportou o cano alto para o guarda-roupa de inverno da mulher boémia e livre que representa a marca.
A cada desfile surgem novos modelos. Para as que não gostam de salto, encontraram propostas rasas nos desfiles da Fendi e da Dior, enquanto Sabato de Sarno, na sua segunda coleção para a Gucci, inspirou-se no mundo equestre para lançar criações em vermelho, verde oliva ou preto.
Sabemos que as botas estão, normalmente, entre os modelos mais caros na categoria sapatos, mesmo as que não saíram das passarelas internacionais. Este cenário muda sempre quando chegam os saldos. Graças às múltiplas reduções de preços, nesta altura, o dilema passa a ser outro: que modelo escolher?
Desde botas a botins, há modelos para todos os gostos. Pode optar pelas que ficam à altura do joelho, as de cano bem alto, chamadas de over the knee em inglês (“acima do joelho”, em tradução livre) e as de cano ainda mais alto, as cuissardes, que vão buscar o nome ao francês (cuisse é coxa em francês).
Como sempre, há básicos que regressam todas as estações. As biker boots têm recuperado o protagonismo, após terem estado desaparecidas durante cerca de uma década, enquanto as botas texanas se tornaram um estilo obrigatório em qualquer coleção de sapatos que se preze.
Entre os estilos mais procurados, estão ainda as botas com estampado animal. Um pouco por todas as lojas, várias marcas apostam em padrões como o leopardo, a cobra ou a zebra. Por serem escolhas tão arrojadas, combinam na perfeição com aqueles pares de salto mais fino.
Em looks coloridos ou monocromáticos, ficam bem com casacos compridos, peças mais curtas ou com as calças por dentro. Combinam também com vestidos de malha, bem como minissaias de tecidos mais finos com uns collants opacos. Fáceis de usar e combinar, raramente passam despercebidas.
Carregue na galeria para conhecer a seleção da NiC de botas e botins — de vários estilos, preços e marcas — que ainda pode aproveitar nos saldos (a partir de 15,99€).