compras

13 macacões curtos e super práticos para fugir dos vestidos (a partir de 9,99€)

Práticos e elegantes, tornaram-se os melhores amigos das mulheres por manterem tudo no sítio. A NiC reuniu alguns bestsellers.

Viviam-se os anos 60 e o resto faz parte da história da moda. Twiggy surgia em todas as campanhas, o croché invadia as passarelas e o movimento hippie não parava de crescer. Num período de revolução sexual, as peças mais curtas, muitas vezes feitas com tecidos leves e coloridos, também começavam a ganhar espaço entre as mulheres.

Nos grandes centros de moda, os macacões curtos estavam em destaque em lojas icónicas como a Biba, em Londres, e eram popularizados por atrizes que celebravam uma nova liberdade. Pense-se nos looks futuristas de “Barbarella” por Jane Fonda, por exemplo.

Embora os vestidos ainda sejam a peça feminina por excelência, há cada vez mais mulheres a quererem fugir deles. A alternativa mais democrática passa precisamente pelos macacões mini que surgem na onda do revivalismo retro, que está a trazer de volta os estilos mais icónicos de décadas passadas.

É fácil perceber o que torna esta proposta tão atrativa. Basta vestir uma única peça de roupa e estamos prontos para sair de casa. Essa é, provavelmente, a razão de se terem tornado tão obrigatórios no guarda-roupa como uma T-shirt branca, um par de jeans ou botins.

Há ainda vantagens como a maior liberdade de movimento (especialmente em atividades que envolvem subidas ou caminhadas rápidas) e o facto de não exigir atenção para manter a dignidade em situações ventosas — ou quando se quer sentar ou agachar, sem correr o risco de mostrar demais.

Nos dias mais tórridos, o macacão curto também oferece a mesma frescura que um vestido, as com a vantagem adicional de ser mais prático e confortável. Quer esteja a dar um passeio no parque ou num ambiente mais formal, destaca a silhueta sem que tenha de abdicar do bem-estar.

Ao contrário da crença comum, a peça também surge numa ampla gama de estilos. Um dos mais populares esta estação inclui decotes arrojados, como os cortes de ombro a ombro, por exemplo. Um pouco por todas as lojas encontramos opções que colocam em evidencia a zona dos ombros e do pescoço, tornando-os mais femininos.

A funcionalidade também está em muitos dos bestsellers. Não faltam opções em denim, claro, ou desenhos inspirados no estilo cargo com golas de lapela, botões e muitos bolsos, remetendo para a origem deste estilo. A diferença é que, agora, a bainha subiu para as pernas serem protagonistas.

Carregue na galeria para ver a seleção da NiC de macacões de vários estilos, preços e marcas (a partir de 9,99€).

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA