compras

10 gabardinas para enfrentar a chuva com o charme discreto da elegância

Embora indispensáveis, nem sempre são acessíveis a todas as carteiras. A NiC reuniu alguns achados que valem a pena.
É indispensável.

A chegada do outono traz algumas mudanças ao guarda-roupa. Os blazers, casacos, cardigans e impermeáveis que estavam armazenados voltam aos cabides. Neste conjunto de peças essenciais da estação, as gabardinas, que associamos a ícones da moda como Brigitte Bardot e Jane Birkin durante os anos 60, ocupam um lugar de destaque.

Além de oferecer proteção contra a chuva e temperaturas mais frias, o trench coat acrescenta um toque de elegância e sofisticação a qualquer look. E não precisa de ser muito elaborado: basta combiná-lo com uns jeans, uma T-shirt branca para obter um visual com estilo.

Embora o primeiro modelo tenha sido criado por Thomas Burberry em 1879, este tipo de agasalho só se tornou verdadeiramente popular quando começou a ser usado por detetives em filmes policiais, a partir de meados do século XX em diante. Um dos primeiros personagens que fizeram do trench coat uma imagem de marca foi Tintin, que nasceu em 1929. O jovem repórter viajava pelo mundo em busca de aventuras, com um pulôver azul, calças de golfe e gabardina bege. 

Com o regresso dos dias cinzentos, este é o momento ideal para investir neste modelo intemporal, que nunca passa de moda. O trench coat é muito fácil de combinar e permite criar diversos looks, sejam descontraídos ou mais formais. Relativamente aos sapatos, pode optar por sabrinas, mocassins, sapatilhas ou umas botas — tudo fica bem.

Todos os anos, as marcas de fast fashion lançam as suas versões desta peça. Existem modelos curtos, em cores ousadas e outros que se afastam do design tradicional. A NiC fez uma seleção de dez sugestões de diferentes lojas, todas com preços que não ultrapassam os 50€, disponibilizando uma variedade de cores e designs para todas as preferências.

Carregue na galeria para conhecer as gabardinas em que vale a pena investir este outono/inverno. 

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA