Quando falamos de cozinha portuguesa, certos sabores remetem-nos imediatamente para o centro do País. Um desses pratos é o leitão da Bairrada, uma iguaria de sabor inconfundível. A sua história remonta a 1700 e surgiu na região da Mealhada, mas foi a partir do século XX que a sua comercialização ganhou força nas regiões vizinhas, especialmente em Coimbra.
O leitão assado, prato consumido, habitualmente, apenas em ocasiões especiais como a Páscoa, Natal e casamentos, guarda o segredo na sua meticulosa preparação. A carne é temperada com uma mistura de especiarias como alho, pimentão ou ervas aromáticas, sal e azeite, porém o processo mais importante é o da assadura.
A especialidade deve ser cozinhada lentamente durante cerca de 1h30 a duas horas, para ficar crocante por fora e macia por dentro, desfazendo-se facilmente à medida que é cortada. Contrariando algumas receitas mais recentes, o leitão em Coimbra é cozinhado maioritariamente em fornos a lenha, permitindo que a gordura se liberte e seja absorvida pela carne, dando-lhe um toque defumado.
Embora o leitão seja o protagonista da refeição, os acompanhamentos têm igualmente um papel fundamental na experiência gastronómica. Nas localidades conimbricenses, é comum servir o leitão com batatas assadas, arroz de feijão ou puré, além de saladas frescas, legumes da época e umas rodelas de laranja. Existe ainda um prato que pode ser confecionado a partir do leitão: arroz cozido com o molho da carne, que absorve o seu sabor. Para quem quer alargar a experiência gastronómica, pode acompanhar a refeição com um tradicional vinho tinto da Bairrada.
Mas, afinal, qual é o restaurante que conquista mais fãs com o seu leitão assado? A NiC reuniu uma lista de oito espaços que servem a iguaria e lança agora uma votação para os leitores elegerem o grande vencedor. Pode votar até domingo, 18 de maio, momento em que será divulgado o grande vencedor.