comida

Votação NiC: quais são os melhores croissants de Coimbra?

Preparámos uma lista com seis espaços da cidade, onde este bolo é famoso. Agora, são os leitores a decidir qual se destaca.
Já pode votar no seu favorito.

Todos nós crescemos a passar por pastelarias com montras recheadas com doces e bolos, como mil folhas, eclairs, palmiers, os icónicos pasteis de nata e, claro, os croissants de massa folhada ou brioche. Simples ou recheados, não há quem lhes resista. Sejam doces, com chocolate ou doce de ovo, ou salgados, com queijo e fiambre, são uma proposta irresistível para qualquer lanche ou pequeno-almoço.

Apesar de todos associarem este bolo à gastronomia francesa, a realidade é que a receita nasceu pelas mãos dos padeiros de Viena, na Áustria. No ano de 1683, o império Otomano era considerado um dos mais fortes do mundo, a caminho de se expandir para a Europa. Tiveram, no entanto, bastante dificuldade a ocupar Viena e decidiram cavar túneis até ao centro da cidade.

Como é costume, os padeiros estavam acordados a preparar os pães do dia seguinte e, por isso, acabaram por descobrir os planos dos turcos e impediram os seus planos. Para celebrar a vitória, criaram uma receita com massa folhada em forma de meia lua. Foi assim que nasceu o croissant, também conhecido como kipfel ou viennoiserie.

Mais tarde, em 1770 a receita acabou por partir até França através da rainha Maria Antonieta, que se casou com o rei francês Louis XIV. Foi a partir desse momento que o bolo ganhou o nome pelo qual é conhecido hoje. Ao longo dos anos, foram desenvolvidas outras versões, com diferentes tipos de massa, formatos, recheios e coberturas.

Atualmente, há versões para todos os gostos. Entre as várias pastelarias que existem em Coimbra, algumas sobressaem na arte de produzir bons croissants. Mas, afinal. qual é o melhor? É isso que queremos saber, através da opinião de quem melhor conhece os espaços da zona: os nossos leitores. 

De uma pré-seleção de seis espaços, vote no seu favorito. A votação termina no próximo sábado, 7 de dezembro, e no início da semana seguinte, será revelado o vencedor. Conheça a lista, em baixo. 

Votação NiC: quais são os melhores croissants de Coimbra?

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA