Powered by CIM|RC

comida

Vem aí um festival gastronómico dedicado aos fãs de borrego

A iniciativa acontece por todo o concelho de Oliveira do Hospital onde vai poder provar o prato em mais de 20 restaurantes.
O borrego é típico da região da Serra da Estrela.

Normalmente, o Borrego Serra da Estrela DOP (Denominação de Origem Protegida) pode ser vistos nos pastos das colinas e vales dessa zona. Por isso, que não é de estranhar o facto de fazer parte da grande maioria dos pratos típicos da região. Com a chegada do festival gastronómico “Borrego à Mesa”, nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, ao concelho de Oliveira do Hospital, vai ter ainda mais destaque.

Apesar de ser tradicionalmente assado em forno de lenha, esta carne pode ser cozinhada de várias formas e vai conseguir provar muitas delas neste evento, organizado pelo Município. No total, 21 espaços aderiram ao festival: A Cristina (na Aldeia Formosa), Casa dos Grelhados (em Vila Franca da Beira), O Leque (em Ervedal da Beira), o Terreiro (em Lagares da Beira), o Dinis e O Gouveia (na Lageosa), Olea, no Museu do Azeite (em Bobadela), L’Artista (em Catraia de São Paio), Paraíso da Beira (em Chamusca da Beira), Albergaria do Choupal (em São Gião), Olhar Sobre o Alva (em São Sebastião da Feira), Vinha do Vale (em Santo António do Alva) e o João Brandão, do Hotel Rural Quinta da Geia (em Aldeia das Dez).

Além destes, os restaurantes Brasserie, Casa Portuguesa, Laranja Azul, O Cantinho, Ohlá, Panela de Ferro, Pedro’s e Tasquinha dos Marques, todos em Oliveira do Hospital.

Sobre o Borrego Serra da Estrela DOP nasce de ovelhas das raças Bordaleira ou Churra Mondegueira. A forma como são criados dá origem a um tipo de carne macia e bastante saborosa, que a distingue das restantes de outras regiões do País.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA