É o primeiro festival gastronómico do ano na Região de Coimbra e promete. É já este mês de janeiro que a Mealhada recebe o Winter Food Fest. Vão ser três dias para conhecer, provar e comprar o que de melhor há para comer nos 19 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC).
O evento, que pretende combater a sazonalidade e atrair turistas fora das épocas mais fortes, vai decorrer nos dias 13, 14 e 15 de janeiro, no coração da Mealhada. Para proteger os visitantes do frio e da chuva, vai ser instalada uma tenda na Rua Doutor José Cerveira Lebre, onde cada um dos 19 municípios da CIM terá um stand com os seus produtos, e outra no Largo do Tribunal, com um palco, para showcookings, animação cultural e espetáculos musicais.
A mostra, promovida pela CIMRC, encerra as iniciativas da distinção “Região Europeia de Gastronomia 2021-2022”. Nos 19 pontos de venda presentes, vai encontrar, para provar ou levar, “o leitão, o vinho da região, mas também o cabrito, a chanfana, o arroz do Baixo Mondego”, disse à New in Coimbra António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, cidade anfitriã do festival.
Estarão presentes iguarias de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, Mealhada (Aveiro) e Mortágua (Viseu).
“O Winter Food Fest vai ser um momento de festa, de alegria, de convívio e, sobretudo, de promoção da qualidade dos produtos endógenos. Neste certame, que visa promover e dar a conhecer a qualidade dos produtos endógenos da nossa Região, celebramos as cores e os sabores do outono e do inverno”, disse o presidente da CIMRC, Emílio Torrão.
“Este festival de gastronomia de inverno tem a particularidade de, pela primeira vez, juntar 19 municípios, com uma mostra de cada um deles, escolhida por eles e que, estrategicamente, cada um de nós, enquanto presidentes de câmara, vai tentar promover”, revelou o responsável que é também autarca de Montemor-o-Velho.
“Haverá municípios que em cada dia trazem produtos diferentes. A região é muito rica e o objetivo é congregá-la toda neste festival. Este é o primeiro evento na Região de Coimbra a agregar produtores de todos os municípios”, reforçou Jorge Brito, secretário executivo da CIMRC, à NiC no final da apresentação.
O embaixador do festival é o chef Marco Almeida que abriu recentemente em Coimbra o restaurante O Palco, que procura recorrer apenas a produtos da região. O reforço das cadeias curtas, a divulgação dos produtos endógenos e do receituário tradicional são também objetivos do evento.
O Winter Food Fest é a primeira de várias iniciativas pensadas para os próximos meses e que pretendem afirmar a Região de Coimbra como uma “Região de Gastronomia”. Vai funcionar das 18 horas às 22h30 no primeiro dia (13), das 13 às 23 horas, no segundo (sábado, dia 14) e das 13 às 21 horas no domingo, dia 15. A entrada é livre.