São 11 dias inteiramente dedicados a um dos pratos tradicionais mais apreciados na região de Coimbra. A Semana da Chanfana de Vila Nova de Poiares começa a 13 de janeiro e até 23 esta iguaria está em destaque em 12 dos 14 restaurantes do concelho.
A chanfana de Vila Nova de Poiares, para quem não conhece, é um prato preparado com carne de cabra, em caçoilos de barro preto. Leva azeite, alho, colorau, sal, malagueta e bom vinho tinto. Segundo a tradição, é cozinhada em forno de lenha.
Durante uma semana inteira, pode visitar qualquer um dos restaurantes aderentes ao evento gastronómico que vai com certeza encontrar este prato. A chanfana está presente nas ementas na sua versão tradicional, mas também noutros formatos, como empadas ou trouxas. O Confrade, A Grelha, a Casa dos Frangos As Medas, Churrasqueira Brasa Kente, Cantinho do Bitoque, Dona Elvira, Dom Dinis, O Paddock, O Retiro, Portas da Vila, Taberna da Fraga e Taberna de Poyares são alguns dos restaurantes aderentes.
Segundo a Carta Gastronómica apresentada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, em abril do ano passado, a origem da chanfana em Poiares está relacionada com a visita de rebanhos vindos da região da Serra da Estrela, designadamente dos concelhos de Oliveira do Hospital, Seia e de Manteigas, à procura de prados e terrenos férteis de alimento por causa da escassez provocada pelos gelos. Ao comércio e negócio de gado, agregou-se a produção de olaria de barros pretos, na atual freguesia de São Miguel de Poiares, nas aldeias de Olho Marinho, Alveite Grande, Fonte Longa, Boiça, Vila Chã e outras. Nasceram assim pratos gastronómicos de matriz serrana, como a chanfana.
Tradicional em todo o concelho de Vila Nova de Poiares, a chanfana está associada às festas e romarias de todas as aldeias
e lugares. É preparada tradicionalmente em caçoilos de barro preto de Olho Marinho, com vinho tinto de qualidade e carne de cabra adulta. Pode prová-la esta semana, mas também durante todo o ano na maioria dos restaurantes.
Se preferir aventurar-se na cozinha, pode seguir a receita genuína, presente na Carta Gastronómica da Região de Coimbra.
Do que precisa
— 2,5 quilos de carne de cabra velha
— 1 cabeça de alho inteira
— 1 folha de louro
— 1 colher de sobremesa de colorau
— 1 colher de banha de porco ou azeite
— Sal q.b.
— Piripiri
— Vinho tinto
Como se faz
Coloque num caçoilo de barro preto a carne de cabra velha, devidamente partida, em pedaços com aproximadamente cinco centímetros, dependendo da peça do animal. Adicione os restantes ingredientes, no final regue com vinho tinto que deve ser de boa qualidade. Os caçoilos que no passado eram tapados com testo de barro ou folha de couve são agora habitualmente tapados com folha de papel de alumínio. Coloque no forno de lenha bem quente, com a preciosa ajuda da pá do forno, durante cerca de duas a três horas, até apurar muito bem. O habitual acompanhamento deste prato são as batatas e grelos de nabo cozidos.