comida

Vai ter 10 dias para provar os melhores pratos à base de raia na Figueira da Foz

O 33.º Festival de Peixes da Figueira da Foz conta com a participação de 11 restaurantes aderentes.
Decorre de 12 a 21 de abril.

Quem conhece a Figueira da Foz, sabe que a sua tradição está ligada ao mar e a gastronomia não é exceção. Por isso, este é o local perfeito para provar marisco fresco e os mais diversos peixes como a raia, por exemplo. De 12 a 21 de abril, esta especialidade será a protagonista das ementas de mais de dez restaurantes na cidade para celebrar o 33.º Festival de Peixes da Figueira da Foz.

Um dos pratos mais conhecidos é, sem dúvida, a raia de pitau. A receita tradicional, que nasceu no século XIX, é preparada a partir de tiras da raia cortada de alto a baixo, temperadas apenas com sal. É servida com batatas cozidas e coberta com pitau, um molho feito com azeite, dentes de alho, louro, colorau, vinagre, um pouco de pimenta e fígado de raia.

O evento tem como objetivo homenagear o símbolo da gastronomia figueirense, além de contribuir para a divulgação do concelho. Há imensas propostas que pode encontrar pela cidade fora nos 11 restaurantes aderentes. A Cantarinha, A Ver o Mar, Bijou, Caçarola Dois, Caçarola-1, Casa Marquinhas, Restaurante dos Armazéns, Kamone Bar e Petisqueira, Restaurante Lota Nova, Muralha Chafarica e Restaurante Pep´s fazem parte da lista.

A iniciativa é organizada pela Associação Figueira com Sabor a Mar. Este é o segundo festival de 2024, mas ainda estão previstos muitos mais até ao final do ano. Em maio, damos as boas-vindas aos búzios e, em junho, à sardinha. Em setembro, o foco serão as caldeiradas e, por fim, em novembro é a vez do bacalhau. 

Pode reservar a mesa através dos contactos do restaurante que decidir frequentar. No entanto, os menus disponíveis e os preços podem variar consoante o local.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA