Feijão carioca, paçoca, massa de pastel, carne seca, cuscuz, pão de queijo, salgadinhos, são só alguns dos cerca de 400 produtos brasileiros que vão passar a estar disponíveis em Coimbra. A nova loja da cidade chama-se Mercado Território Brasil e vai abrir ainda em janeiro na Rua Direita.
“Coimbra tem um fluxo de brasileiros muito grande, diria que somos entre 10 a 15 mil, mas as lojas de produtos brasileiros mais próximas são em Leiria ou no Porto”, começa por dizer à New in Coimbra o proprietário, Andrews Oliveira, de 42 anos, que já tem duas lojas, uma física e uma online, em Setúbal.
O empresário chegou há três anos a Portugal, depois de ter estado à frente de restaurantes brasileiros em Inglaterra. “Estou na Europa há 23 anos, quando cheguei a Setúbal já havia lojas brasileiras, que tinham produto, mas eu queria um atendimento diferenciador”, explica. Mesmo em plena pandemia nunca fechou as portas e começou a fazer entregas, expandindo o negócio. Andrews está a morar em Coimbra há pouco mais de um mês e é ele quem vai estar ao balcão da nova loja.
Os artigos são, garante o empresário, “todos de primeira linha” e a loja vai estar aberta de segunda a sábado das 9 às 20 horas. “Vamos ter polvilho, doce e azedo, tapioca, carne seca, calabresa, biscoito, entre outros. São entre 300 a 400 produtos”, revela. 90 por cento das referências são importadas do Brasil e as restantes, como os queijos ou a carne seca, são “feitas em Portugal, mas por brasileiros”, assegura.
A localização foi escolhida pela proximidade à Loja do Cidadão onde há “um grande fluxo de brasileiros”. No entanto, o espaço destina-se a todos “os que sejam ter estes produtos”, refere Andrews, adiantando que a clientela noutras lojas é “50 por cento portuguesa, 50 por cento brasileira”.
A loja está praticamente pronta e vai abrir ainda este mês de janeiro. A data de inauguração será anunciada no Instagram.
Carregue na galeria e descubra alguns dos produtos que vai encontrar no Mercado Território Brasil.