Powered by CIM|RC

comida

Tem 3 dias para provar o fumeiro tradicional em Coimbra

Quartel de Santana recebe a primeira edição da Feira do Fumeiro entre os dias 17 a 19 de março. Evento tem entrada gratuita.
Lá se vai a dieta.

Os claustros do Quartel de Santana, em Coimbra, acolhem entre os dias 17 a 19 de março a primeira edição da Feira do Fumeiro. A iniciativa pertence à União das Freguesias de Coimbra e conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e Comando da Brigada de Intervenção do Exército.

No recinto vão estar presentes 11 produtores dos concelhos de Coimbra, Oliveira do Hospital, Bragança, Seia, Viana do Castelo, Moimenta da Beira, Tábua, Lousã e Guarda. “Estamos a falar de produtos com muita qualidade”, garante João Francisco Campos, presidente da União das Freguesias de Coimbra. Os enchidos serão o produto em destaque, mas não faltarão queijos, presuntos ou, até mesmo, o mel produzido nas principais serras da região.

Quartel de Santana recebe o evento.

A autarquia convidou ainda três empresas de Coimbra para, durante os três dias do evento, venderem os seus produtos que podem ser consumidos com os produtos de fumeiro. É o caso do pão ou broa da “Vasco da Gama”, o vinho comercializado pelo Empório do Tuca & Tasca do Ronaldão e a cerveja tradicional da Praxis. O objetivo, de acordo com João Francisco Campos, é consolidar este projeto. “Coimbra quer entrar no roteiro dos eventos nacionais deste tipo de produtos”, frisou.

José Manuel Silva, presidente do Município de Coimbra, afirmou esta terça-feira, 14 de março, que a cidade “tem de se afirmar pela gastronomia”. Sobre a escolha do local, o autarca disse que se trata de “um espaço emblemático” da cidade e que só está acessível à população através da realização deste tipo de eventos.

A entrada é gratuita e, no primeiro dia (sexta-feira, 17 de março), as portas abrem entre as 17h30 e as 20 horas. No sábado, 18 de março, os produtos podem ser adquiridos entre as 10 e as 20 horas, enquanto no domingo, 19 de março, o horário será entre as 10 e as 18 horas.

Ao longo da feira, existirá um espaço para os visitantes poderem provar alguns dos enchidos ou produtos endógenos comercializados no Quartel de Santana. Os miúdos terão direito a um espaço próprio e, no domingo, esta área estará preparada para assinalar o Dia do Pai.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA