comida

Só precisa de 5 ingredientes para fazer este delicioso cocktail

A receita de Augusto Silva é muito simples de fazer e vai surpreender todos os seus amigos.
Para beber nos meses de verão.

Verão é sinónimo de sunsets ou de momentos de convívio. Os gins tónicos, os mojitos, as caipirinhas ou as margaritas estão no top das preferências na hora da bebida, mas existem outras opções que, além de pouco alcoólicas, ainda conseguem surpreender os amigos ou os convidados.

Foi a pensar nesses momentos que Augusto Silva decidiu criar um cocktail simples de fazer e, principalmente, usando poucos ingredientes. Um deles tem origem na Região de Coimbra, mais concretamente na vila da Lousã.

Trata-se do Cocktail Inês que, dessa forma, pretende homenagear aquela que é a rainha póstuma de Portugal. Esta nobre galega foi aia de D. Constança e por quem o marido D. Pedro se enamorou. O romance notório começou a ser comentado e a ser mal aceite pela corte da altura. Perante esta situação, os dois passaram a encontrar-se às escondidas numa aldeia junto à Guarda.

Sob o pretexto da moralidade, D. Afonso IV (pai de D. Pedro) não aprovou esta relação, tendo-a mandado exilar no castelo de Albuquerque, junto à fronteira castelhana. A distância não apagou este amor, tendo D. Pedro mandado regressar a antiga aia após a morte da mulher D. Constança. O pai ainda tentou casar o filho com uma dama de sangue real, mas este recusou o pedido.

Do amor entre Pedro e Inês resultaram quatro filhos, tendo os dois vivido durante algum tempo no norte de Portugal. No regresso a Coimbra, o “casal” instalou-se no Paço de Santa Clara (Mosteiro de Santa Clara-a-Velha). Sentindo-se ameaçados pelos irmãos Castro, os fidalgos da corte portuguesa pressionaram o rei D. Afonso IV para afastar esta influência do seu herdeiro, tendo este decidido que a melhor solução seria matar a dama galega.

Foi o que aconteceu a 7 de janeiro de 1355. Nesse dia, e aproveitando a ausência de D. Pedro, o rei foi com Pero Coelho, Álvaro Gonçalves, Diogo Lopes Pacheco e outros para executarem Inês de Castro em Santa Clara, conforme fora decidido em conselho. Segundo a lenda, as lágrimas derramadas no rio Mondego pela morte de Inês teriam criado a Fonte das Lágrimas da Quinta das Lágrimas, e algumas algas avermelhadas que ali crescem seriam o seu sangue derramado.

Histórias à parte, este é o cocktail que presta homenagem a esta lenda que levou a que D. Inês (Rainha Santa Isabel) se tornasse a Padroeira de Coimbra. Conheça a receita simples e rápida para fazer esta bebida.

Do que precisa

— 3 centilitros de Gin Amicis
— 2 centilitros de sumo de laranja
— 1 centilitro de Licor Beirão
— 3 gotas de Grenadine
— 3 folhas de hortelã

Como se faz

Num shaker coloque as folhas de hortelã e o sumo de laranja e esmague levemente. Coloque o gelo e os restantes ingredientes e agite muito bem. Sirva-o numa taça cocktail gelada e coloque três gotas de grenadine no topo.

Se preferir pode sempre carregar na galeria e escolher um dos rooftops de Coimbra para saborear as bebidas e apreciar a cidade de outro prisma.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA