As famosas Aldeias de Xisto são procuradas por quem prefere um ambiente calmo para descansar. Para quem ainda não conhece, tratam-se de aldeias antigas constituídas por casas de pedra — o que confere um ambiente pitoresco —, tendo sido consideradas pelo “The Washington Post” como um dos 12 destinos recomendados para “viajar em 2024, sem multidões”.
No entanto, as paisagens não são os únicos trunfos que a região tem para oferecer. Durante os próximos dias, pode conhecer a Serra da Lousã através da comida tradicional, com o Festival Gastronómico Sabores de Outono. O evento decorre entre 18 a 27 de outubro e é organizado pela Câmara Municipal da Lousã com a parceria da Associação Empresarial Serra da Lousã.
A iniciativa pretende divulgar os produtos endógenos tais como cabra, cabrito, coelho, javali, castanha, abóbora, cogumelos e muitos mais. A edição deste ano conta com a participação de 19 restaurantes que prometem trazer as melhores propostas regionais desde as tradicionais às inovadoras. Os valores podem variar dependendo da opção que escolher e do estabelecimento em questão.
O Burgo; À Terra – Octant Hotel; Cervejaria Universal; Casa Velha; Galinhamiga; Taberna do Talasnal; Ti’Lena; Sabores de Aldeia; Taberna Burguesa; Churrasqueira Borges; Villa Lausana; Tradição.Come; Casa Bacalhau; Restaurante Avó; Manjar da Villa; Maria das Tapas; Alto do Padrão; Mina da Lousã; São Paulo compõem a lista dos spots aderentes.
Para tornar a experiência ainda mais especial pode sempre prolongar a estadia e passar um fim de semana numa das casas antigas de pedra. Uma das sugestões é a Cerdeira Home for Creativity, em plena Serra da Lousã. Apesar do ambiente sossegado, um dos pontos diferenciadores do alojamento são as diversas atividades pensadas para os hóspedes. Aqui pode fazer trilhos, aprender a fazer cerâmica ou a cozinhar o seu prato tradicional favorito.
Carregue na galeria para conhecer melhor as instalações que o esperam em Lousã, na Cerdeira Home for Creativity.