Powered by CIM|RC

comida

Região de Coimbra aposta forte na gastronomia para atrair turistas

"Coimbra Região Gastronómica" realiza-se até domingo, 26 de março, no Mercado D. Pedro V, em Coimbra. Entrada é gratuita.
Queijo do Rabaçal e enchidos são alguns dos produtos.

O presidente da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM-RC), Emílio Torrão, disse esta sexta-feira, 24 de março, que o território dos 19 municípios está a fazer um forte investimento na gastronomia para conquistar mais turistas.

Preocupados com a sazonalidade do turismo neste território, o autarca de Montemor-o-Velho afirmou que, depois do tempo da estruturação do produto, é chegada a hora de colocá-lo no mercado. “A rica gastronomia que temos vai ser uma forte ajuda na concretização dos nossos objetivos”, afirmou à margem da inauguração do Festival “Coimbra Região Gastronómica”.

Um evento promovido pela CIM-RC que dura três dias (de sexta-feira, 24 de março, a domingo, 26 de março) e decorre no Mercado D. Pedro V, em Coimbra. Inicialmente previsto para o Jardim da Sereia, o festival foi obrigado a mudar de local devido à previsão de chuva para os dias da iniciativa.

Apesar deste contratempo, os municípios presentes acreditavam no sucesso do certame onde os visitantes podem fazer “uma verdadeira viagem pelos 19 municípios da Região de Coimbra, sem sair do concelho de Coimbra”.

O Gin de Nabo, duas marcas de cerveja artesanal, o champanhe da Bairrada, os doces típicos dos concelhos de Penacova, Condeixa-a-Nova e Coimbra ou os queijos da Serra ou do Rabaçal são apenas alguns dos produtos que pode provar e, caso goste, levar para casa.

O leitão assado, a chanfana ou o peixe da Figueira da Foz estão disponíveis nos restaurantes certificados que marcam presença no festival que encerra o processo da Região Europeia da Gastronomia e dá início à Região Gastronómica. 

As conversas de chefs, os showcookings diários com os melhores chefs da região de Coimbra, as talks com especialistas da região, as degustações comentadas de vinhos e animação musical e infantil preenchem o programa que arranca no sábado e domingo às 11h30 e que termina em cada um dos dias perto das 23h30.

Carregue na galeria e conheça os produtores locais presentes no festival “Coimbra Região Gastronómica”.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA