comida

R Café é o sucessor do histórico Ritz em Coimbra

Novos responsáveis mantiveram estrutura mas deram-lhe uma aparência mais descontraída. Clientes gostam da mudança.
Aparência está mais moderna, leve e descontraída. Foto Beatriz Ormonde.

No dia 4 de março, terça-feira, o espaço abriu com outra cara e nova gerência. “R Café” junta três amigos de áreas distintas: Ricardo Curate, António Domingos e Nuno Sequeira. Para os três sócios, esta é uma aventura que abraçaram espontaneamente e, embora não fossem frequentadores assíduos do antigo Ritz, conheciam e visitavam o local algumas vezes e sentiam que “o espaço tinha um potencial muito maior do que estava a ter”, contou o sócio-gerente Ricardo Curate à New in Coimbra.

Nesta reinterpretação do negócio, a gerência procurou não fugir muito ao antigo conceito. Optou por manter a estrutura que já existia e deu-lhe uma aparência mais moderna, leve e descontraída com o objetivo de agradar não só o antigo público mas também atrair novos clientes que queiram conhecer o “R Café”.

O antigo Ritz Café, uma casa com 60 anos de histórias e pessoas que por lá passaram e testemunha privilegiada de vários acontecimentos marcantes nacionais, contava com clientes fixos que estavam habituados ao espaço e às caras conhecidas. Com o seu encerramento, o público acabou por se afastar. Desde o início de março que os antigos clientes (e não só) têm regressado, saudando com alegria esta novidade.

“Chegam-nos vários clientes antigos que nos dizem que apesar das diferenças, ainda conseguem rever aquilo que o café foi em tempos. Este feedback é gratificante, pois embora o nosso objetivo seja explorar a oferta que existia, também não queríamos perder a essência do espaço nem limitá-lo a ninguém”, revelou o, também, funcionário.

Se estiver com apetite e pela zona, pode também passar pelo espaço para aproveitar uma refeição ligeira ou petisco, com uns deliciosos hambúrgueres, tostas ou também pregos no prato ou no pão que pode encontrar no menu. “Embora não tenhamos como objetivo fazer do espaço um restaurante, vamos apostar em refeições rápidas e em menus variados que estamos ainda a desenvolver, uma vez que sentimos essa procura e que o local permite uma boa experiência a quem deseja uma pausa para almoço mesmo quando o tempo é mais escasso”, disse.

Este ambiente amigável na Avenida Dom Afonso Henriques é ideal para o convívio e para os fãs de desporto. Lado a lado com a decoração cuidada e pensada ao pormenor, pode ver um bom jogo de futebol através de um dos quatro plasmas que se encontram espalhados pela sala.

Recorde-se que o antigo Café Ritz foi companheiro da história e crescimento da cidade de Coimbra durante mais de seis décadas. A morte súbita do proprietário Nuno Lopes Rosa levou a que as portas fechassem em fevereiro de 2021.  

Carregue na galeria para ver este espaço situado na Avenida Dom Afonso Henriques e a sua decoração moderna e descontraída.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Avenida Dom Afonso Henriques, 12
    3000-351 Coimbra
  • HORÁRIO
  • De terça-feira a sábado entre as oito horas e as duas horas
  • No domingo entre as 10 horas e as duas horas
  • Segunda-feira é dia de descanso
PREÇO MÉDIO
Menos de 10€
TIPO DE COMIDA
Refeições ligeiras

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA