comida

Prepare-se: vem aí um mega magusto popular na Lousã

Iniciativa insere-se no âmbito da 32.ª edição da Feira do Mel e da Castanha, que decorre no Parque Municipal de Exposições.
Município comprou muitos quilos de castanha para oferecer aos visitantes.

O município da Lousã vai promover mais um Magusto Popular no âmbito da Feira do Mel e da Castanha, que se realiza no Parque Municipal de Exposições do concelho entre os dias 17 e 19 de novembro. A iniciativa, com entrada gratuita e onde não falta a tradicional jeropiga para acompanhar, tem lugar na tarde do dia 19 de novembro.

À New in Coimbra, a autarquia garantiu que já adquiriu muitos quilos de castanha para que ninguém saia do espaço sem provar aquele que é um dos principais produtos endógenos desta região.

A feira divide-se por três espaços. No Parque Municipal de Exposições, vão estar os produtores de Mel DOP Serra da Lousã, de castanha e outros produtos endógenos, contando ainda com a participação de associações e entidades do concelho e região, bem como da comunidade escolar. Na Praça dos Sabores será instalado o palco de espetáculos e zona de petiscos.

A Praça da Gastronomia contará com cinco tasquinhas dinamizadas por associações locais, onde a gastronomia tradicional do concelho é rainha, nomeadamente a Chanfana.

Ao todo, são mais de uma centena de expositores que irão estar presentes durante os três dias do evento, que tem como objetivo valorizar as potencialidades naturais da Serra da Lousã — património de excelência — e incentivar à produção de dois produtos endógenos de excelência como são o mel (especialmente o Mel DOP Serra da Lousã) e a castanha.

De acordo com a autarquia, que apresenta o programa esta quinta-feira, dia 2 de novembro, “este incentivo à produção contribui, também, como motivação, para que se mantenha e desenvolva o plantio das espécies autóctones da Serra da Lousã, promovendo sustentabilidade deste importante biótipo, com todas as mais-valias daí decorrentes”.

Sendo de entrada livre, a Feira do Mel e da Castanha espera voltar a contar com a presença de mais de 40.000 visitantes ao longo dos três dias do evento. “É a maior Feira do Mel do País”, garantem.

Este artigo foi escrito em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA