Powered by CIM|RC

comida

Pratos típicos, artesanato ao vivo e música: vem aí a Mostra Gastronómica da Região da Gândara

Evento de entrada gratuita decorre de 14 a 17 de setembro. Objetivo é realçar o potencial turístico do concelho de Mira.
Evento vai dar visibilidade a produtos da região.

A Mostra Gastronómica da Região da Gândara, que já conta com 24 edições, volta a encher o Largo da Barrinha, no centro da vila de Mira, de 14 a 17 de setembro. Durante quatro dias, os sabores tradicionais da Gândara vão ser protagonistas num evento que pretende unir gastronomia e animação musical. A entrada na mostra é gratuita.

Segundo comunicado, o município de Mira pretende que o evento seja “valorizador e preservador do Património Cultural, Gastronómico, Antropológico e Social da Região da Gândara”. Nesse sentido, estão pensados vários momentos para mostrar aos visitantes, através de oficinas e apresentações, dando a oportunidade de degustar vários dos produtos e pratos típicos gandareses. Algumas das receitas em destaque são o tradicional sarrabulho, ossinhos ou favas à gandaresa, entre outros. Nas sobremesas, não deixe de experimentar o típico arroz doce, filhoses ou as chupas de vinho.

O espaço inclui “um setor de cozinha e restauração”, em conjunto com um palco para a realização dos concertos. Vai haver ainda uma zona dedicada não só à exposição e venda de produtos artesanais da região, mas também ao artesanato, em que o artesão pode vender e trabalhar as suas peças ao vivo.

A mostra gastronómica vai contar com a presença de associações da região, como a Comissão de Melhoramentos da Praia de Mira, assim como o Grupo desportivo da Praia de Mira – Touring 1970, o Lagonense Futebol Clube e a Confraria Nabos & Companhia. Também os restaurantes O Cuco e o Pátio do Tabuínhas, a par com o Prazo Mercearia e a Casa de Comer vão fazer-se representar neste evento.

Com este evento a acontecer no fim do verão, a Câmara Municipal do concelho pretende evidenciar Mira como “destino turístico durante todo o ano”. Assim sendo, a 24.ª Mostra Gastronómica da Gândara, além da promoção do setor local de restauração e hotelaria, vai contar com animação cultural e musical ao longo dos dias do evento. A música tradicional portuguesa vai estar no centro, com grupos como os Ursos das Gaitas e a Estudantina Universitária de Coimbra, bem como Sebastião Antunes “da Quadrilha”.

O evento abre as portas no dia 14, pelas 18 horas, encerrando o primeiro dia à meia-noite. Nos restantes dias, o espaço começa a atividade ao meio-dia e encerra à uma da manhã, com exceção de domingo, que fecha de novo à meia-noite. Para mais detalhes sobre o programa para estes quatro dias, pode consultar o cartaz abaixo.

O cartaz.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA