comida

Penacova tem um novo festival gastronómico dedicado aos peixes do rio

Perante a escassez da lampreia, o sável, fataça, truta e carpa assumem o protagonismo no novo evento gastronómico da região.
Festival começa a 1 de março.

A lampreia já foi rainha incontestável em Penacova, mas os tempos mudaram. A escassez da espécie e o aumento dos preços tornaram impossível manter o famoso festival gastronómico nos moldes habituais. A solução? Criar um novo evento, desta vez dedicado aos peixes do rio, que irá ter lugar entre 2 e 17 de março.

O Festival Gastronómico Peixes do Rio surge como resposta a um problema que se tem agravado nos últimos anos. Com menos lampreia disponível e valores que chegam aos 100€ por quilo, os restaurantes locais foram obrigados a adaptar-se. Assim, Penacova decidiu reinventar-se e celebrar a diversidade da gastronomia fluvial, onde será dado protagonismo a espécies como o sável, a fataça, a truta e a carpa.

“Este é um regresso às origens da nossa cozinha ribeirinha”, afirma a autarquia, que destaca que a tradição de cozinhar peixe do rio sempre fez parte da identidade do concelho. Durante o festival, vários restaurantes da região vão apresentar pratos típicos e reinterpretados, mostrando que a gastronomia local vai muito além da lampreia.

Em 2023, o município chegou a ponderar cancelar o festival devido à falta de lampreia, mas acabou por manter o evento em menor escala. Este ano, a mudança era inevitável.

O Festival Gastronómico Peixes do Rio decorre de 2 a 17 de março em vários restaurantes do concelho de Penacova. Para quem não dispensa a lampreia, há boas notícias: alguns espaços ainda irão servir o prato, mas em quantidades limitadas.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Município de Penacova (@municipiodepenacova)

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA