comida

Penacova promove 8 pequenos mercados com produtos locais

Iniciativa integra-se no projeto "Aldeia em Festa" que decorrerá até setembro em oito lugares do concelho. Acesso é gratuito.
Iniciativa dura entre maio e setembro.

A realização de oito pequenos mercados com produtos locais é a novidade da edição 2023 do programa “Aldeia em festa” que irá ter lugar entre maio e setembro no concelho de Penacova. O primeiro local escolhido foi Gondelim, na freguesia de Penacova, e arranca já este domingo, a partir das 14 horas. Durante a tarde, duas dezenas de produtores locais vão tentar comercializar os seus produtos agrícolas junto de todos aqueles que visitarem a aldeia naquele dia. Para animar a tarde, o município de Penacova – promotor da iniciativa – agendou para as 17 horas um espetáculo com o Rancho Folclórico Etnográfico da Casa do Povo de São Pedro de Alva.

“É um programa de animação, com música e mercadinhos de produtos locais, que pretende ‘unir as pontas’, levando grupos de umas freguesias a atuar no extremo oposto do concelho”, explicou, na apresentação, o presidente da Câmara de Penacova, Álvaro Coimbra. O autarca considera essencial descentralizar a oferta cultural por todos os lugares e freguesias – “todas as pessoas, independentemente da sua área de residência, têm direito a ter livre acesso a manifestações culturais. E todos os artistas da nossa terra também devem ter oportunidade de mostrar publicamente o que tão bem sabem fazer”.

No mercado de produtos locais, estarão instaladas banquinhas de venda de produtos hortícolas, mel, pão, doces e artesanato. A preferência dos lugares será dada aos moradores de cada uma das aldeias, mas o autarca admitiu que alguns deles possam participar em mais mercados.

Depois de Gondelim, o projeto “Aldeia em festa” regressa no dia 21 de maio nas Ermidas de São Paio do Mondego com a atuação de Rancho Folclórico Rosinhas de Agrêlo. Ainda no mês de maio, mas no dia 28, será a vez da Rebordosa com o Rancho Típico de Miro “Os Barqueiros do Mondego”.

Em junho, no dia 11, o Rancho Folclórico “Os Unidos da Cheira” dará um espetáculo em Palheiros. No dia 9 de julho, será a vez da Associação Musical Sons do Mondego dar um concerto em Paradela da Cortiça. Ainda em julho, mas no dia 23, atuará o Rancho Folclórico e Etnográfico do Zagalho e Vale do Conde em Travanca do Mondego.

No dia 10 de setembro, o Grupo de Cavaquinhos da União Popular da Rebordosa atuará em Monte Redondo, encerrando a iniciativa no dia 17 de setembro na sede da freguesia do Carvalho com o Grupo “Cantar Travanca do Mondego”.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA