Powered by CIM|RC

comida

Os ovos de chocolate crocante do Lidl que voam das prateleiras — custam 3,30€

A marca contou à NiT que a aceitação tem sido muito positiva. As redes sociais também o comprovam.
Os miúdos deliram.

Os ovos de chocolate são uma das tradições incontornáveis da Páscoa. Os padrinhos costumam oferecê-los aos afilhados, bem como os avós aos netos e os pais aos filhos. Qualquer motivo é válido para oferecer um doce gigante, embrulhado em celofane garrido e brilhante, e que muitas vezes inclui uma pequena surpresa. Mas o costume já é antigo.

O hábito começou no século XII, em França, depois do regresso de Luís VII das Cruzadas. Na altura o rei foi recebido com uma festa e com vários produtos das terras exploradas, e além dos legumes e da carne, os protagonistas eram os ovos. A data coincidiu com o jejum da Quaresma.

A partir daí, não houve volta a dar. Todos os anos presenteavam-se os familiares e amigos com ovos feitos a partir dos mais diversos materiais, do vidro à madeira. As versões de chocolate recheadas com outros doces só surgiram alguns séculos depois nas pastelarias francesas.

Atualmente, são devorados sobretudo pelos miúdos (e alguns adultos) e existem cada vez mais variedades. Uma dessas novidades, que tem sido um sucesso entre os gulosos assumidos das redes sociais, são os ovos recheados. Normalmente são feitos por pastelarias locais ou negócios mais pequenos, o que faz com que sejam quase sempre mais caros dos que aqueles que encontrámos nos supermercados. Mas este ano, o Lidl apostou numa novidade da marca Favorina que tem feito sucesso sobretudo por serem diferentes e a um preço mais simpático.

Os Easter Eggs começaram a chegar às lojas da cadeia alemã no início de março. O formato diferente chamou a atenção e as redes sociais ressentiram-se. “Finalmente algo diferente”, agradecem alguns nos comentários nas publicações. Enquanto outros confirmam que são “dos melhores ovos” tendo em conta a relação com o preço.

Mas afinal o que torna estes ovos tão diferentes das outras dezenas de opções à venda nos supermercados? A carcaça é revestida por uma mistura crocante de chocolate e tem sabores completamente diferentes dos que estamos habituados.

A aposta na originalidade funcionou. Embora a retalhista não partilhe os números oficiais, garante à NiT que “têm sido muito bem recebidos pelos portugueses”.

Fomos tentar perceber o fenómeno destes ovos feitos em França. O segredo está na combinação de diferentes texturas e sabores. “Têm um sabor amanteigado e diferente do que estamos habituados nas outras referências, que torna a sua experiência perfeita”, refere Mariana Martins, da comunicação da cadeia. A escolha dos três sabores também pode ter sido um fator vencedor. Os Easter Egs da Favorina estão disponíveis em chocolate branco e framboesa, chocolate de leite com arroz crocante e chocolate de leite com caramelo.

Outra vantagem é o preço. Os ovos têm 130 gramas e estão à venda por 3,99€. Os relatos de quem já provou adiantam que é difícil resistir-lhes, mas é melhor não acabar com uma embalagem inteira sozinho: por cada 100 gramas do ovo de chocolate branco, por exemplo, está a consumir 557 calorias, 5,5 gramas de proteína. Já no de chocolate de leite com crocante são 564 calorias e no de caramelo 563.

Estes doces são feitos com cacau sustentável com certificação Fairtrade. “ Esta é uma preocupação da cadeia e desde 2019 que todo o cacau presente nos artigos de marca própria do Lidl é certificado com um selo que garante que o mesmo é de produção responsável, garantindo que os produtores de cacau têm salários e condições de vida justas e dignas”, explica à NiT Mariana Martins, da comunicação da cadeia.

A parte menos positiva é que se trata de uma oferta sazonal e a seguir à Páscoa devem desaparecer das prateleiras pelo menos até ao próximo ano. Entretanto, pode encontrá-los na zona das amêndoas e dos outros ovos de Páscoa. A embalagem é transparente, por isso, é fácil de perceber quais são.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA