Os grelos de nabo da freguesia de Carapelhos, concelho de Mira, são há 17 anos o motivo da realização de uma feira. Organizado pela Confraria Nabo e Companhia, este evento decorre junto à sede desta entidade durante o fim de semana (começou esta sexta-feira) e já faz parte “do mapa dos eventos a não perder” na região da Gândara.
Procurado por milhares de comensais, este “vegetal prosaico”, como lhe chamou o confrade-mor Nuno Janicas, é o produto obrigatório de todos os pratos que são servidos num recinto com capacidade para 850 lugares sentados. “Todos os anos temos aumentado a capacidade do espaço devido à enorme procura que temos durante o certame”, afirmou à New in Coimbra o responsável. Basta olhar para a ementa para perceber que são muitos os motivos para uma viagem até este pequeno lugar do concelho de Mira.
Punheta com grelo à vista, vaca caída com grelos à vista e rojões com grelos são apenas algumas das opções onde também não falta um prato vegetariano. Feito à base de grelos, como é óbvio. As grandes novidades são a possibilidade que os visitantes do certame têm de provar um gelado de nabo ou degustar o Ginabo, o primeiro gin do mundo feito com nabo. Duas ideias que surgiram no seio da confraria e que tiveram eco em duas empresas. “Após diversas provas, acho que conseguimos um produto agradável ao paladar”, disse Nuno Janicas.

Mas, afinal, o que têm estes grelos de nabo que tantos apreciadores vai conquistando? Gabriel Pinho, o primeiro presidente da junta de Carapelhos e responsável pelo pontapé de saída desta iniciativa há cerca de duas décadas, referiu à New in Coimbra que este produto é cultivado num terreno arenoso que lhes dá “um sabor único”, ao ponto de poderem acompanhar os mais diversos tipos de alimento. A sua qualidade levou mesmo a grande maioria dos habitantes da freguesia a apostar na plantação deste tipo de verdura ao longo de todo o ano. “Diariamente, saem camiões para os mais diversos mercados, alguns deles países da “saudade” (França, Luxemburgo ou Suíça)”, afirmou o confrade-mor.
O amor ao nabo de grelo dos Carapelhos levou a que fosse criada a Confraria Nabo e Companhia e, mais tarde, a Feira dos Grelos que tem lugar sempre no terceiro fim de semana de maio. Nestes três dias, muitos dos confrades despem a farda e vestem um polo de cor verde com o logo da confraria. As tarefas estão bem divididas. Por exemplo, são os homens que têm a missão de arranjar os grelos de nabo que depois serão cozinhados por elementos do sexo feminino.
A ação da confraria não se fica só pela feira ou participação em eventos de cariz gastronómico. A recuperação da antiga escola em sede da confraria – local onde tem lugar a Feira dos Grelos – é apenas uma das iniciativas levadas a cabo pela “melhor confraria do Mundo”, como fez questão de frisar na inauguração do evento o presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida. Apresentação de livros e a atribuição de um prémio monetário para o melhor aluno da freguesia e a horta da Confraria são outras das atividades que constam no plano anual da confraria.
Ao longo do evento deste fim de semana, estão também previstos showcookings com os chefs Fernando Heleno, Luís Patrão, Luís Lavrador, Rui Reigota e Seven. Todos eles vão deslocar-se aos campos de cultivo de nabo para colher grelos, as estrelas do evento, e de seguida confecionar pratos típicos gandareses.
Carregue na galeria e conheça alguns dos produtos que podem ser consumidos nesta feira.