comida

Os brownies de chocolate sem açúcar que não precisam de forno — e fazem-se em 10 minutos

Não precisa de dizer adeus à dieta porque esta sobremesa não leva açúcar. Tome nota.
A receita perfeita para os amantes de chocolate

Há quem os coma apenas nas ocasiões especiais. Outros preferem abrir exceção aos fins de semana. E há até quem nem se preocupe muito com isso. Certo é que são poucos os que são capazes de dizer não a um brownie. 

Pois bem, temos boas notícias: esta versão não leva açúcar e, como tal, pode ser comida de forma mais regular. O brownie é hoje uma das sobremesas mais populares do mundo, mas a verdade é que pouco se sabe sobre a sua origem.

A criação desta receita é alvo de muitas teorias e mitos, mas acredita-se que será proveniente da região de New England, no nordeste dos Estados Unidos da América. Há até quem diga que surgiram quando uma dona de casa se esqueceu de colocar fermento no bolo de chocolate que estava a preparar — e que ele acabou por nunca crescer. O resultado não foi menos delicioso por isso.

Se está preocupado em manter a forma para o verão que aí se avizinha, mas não consegue passar muito tempo sem comer um doce, não se preocupe. Na versão da Flo Flo Healthy Recipes, esta sobremesa tradicional dos Estados Unidos não há manteiga, açúcar, ovos ou farinha de trigo. Estes ingredientes são substituídos por alternativas mais saudáveis e menos calóricas, como a manteiga de amêndoa, o mel, o óleo de coco e a farinha de aveia.

Do que precisa (para 6-8 doses):

— 160 gramas de manteiga de amêndoa
— 70 gramas de farinha de aveia
— 50 gramas de mel
— 40 gramas de cacau em pó 
— 30 gramas de óleo de coco
— 50 gramas de chocolate negro, derretido
— ¼ de uma colher de chá de sal

Como se faz:

Numa taça, comece por juntar a manteiga de amêndoa, o mel, o óleo de coco, o cacau em pó, a farinha de aveia e o sal. Envolva tudo com uma colher e misture bem até obter uma massa consistente. 

Depois transfira o resultado para uma travessa forrada com papel vegetal, para facilitar a remoção dos brownies, e pressione gentilmente a mistura com as mãos, de modo a que a altura fique uniforme. Derreta o chocolate negro e coloque por cima do preparado anterior, até cobrir todo o topo.

Por fim, leve ao frigorífico durante uma hora para solidificar. Retire, corte em pedaços e está pronto para servir.

Carregue na galeria para conhecer 13 sobremesas saudáveis até cinco ingredientes para experimentar em casa.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA