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Os 499 supermercados Minipreço espalhados pelo País podem fechar em breve

A retalhista DIA, que detém todos os estabelecimentos da marca no País, está a estudar a saída do mercado português.
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O grupo espanhol DIA está a ponderar vender a cadeia de supermercados Minipreço e, assim, sair do mercado português. Se o negócio se realizar as quase 500 lojas da marca em Portugal podem fechar. A notícia foi avançada esta terça-feira, 21 de fevereiro, pelo jornal espanhol “Expansión”.

O grupo liderado por Martín Tolcachirtem tem um total de 499 supermercados Minipreço em território nacional dos quais 297 em regime de franchising e três centros de distribuição. Empregam, segundo o “Negócios” cerca de três milhares de pessoas em Portugal.

Até à data ainda não foi tomada nenhuma decisão, porém, a retalhista contratou o Société Générale como assessor financeiro para estudar a venda da operação em Portugal. O grupo financeiro francês “avalia de forma contínua diversas oportunidades de investimento e desinvestimento” esclareceu fonte oficial do DIA à revista “InfoRetail”.

“A empresa está focada na operação diária para continuar o seu processo de transformação”, assegurou a retalhista à publicação especializada no tema, citada pelo “Jornal de Negócios”. Uma resposta idêntica — notam os especialistas — à dada em setembro de 2022, quando a venda das lojas Clarel foi equacionada. A rede de estabelecimentos dedicados à beleza foram vendidos em meados de novembro de 2022 à cadeia de supermercados Alcampo.

No ano passado, o DIA faturou 596 milhões de euros em Portugal. O valor mais baixo no conjunto dos mercados onde opera, que incluem Espanha, Brasil e Argentina. No mesmo período, no país vizinho as receitas chegaram aos 4.436 milhões de euros, enquanto no Brasil a faturação foi de 889,5 milhões de euros e na Argentina 1.364 milhões de euros.

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