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O vinho branco português que nasceu do amor do produtor pelo filho tem nova roupagem

Martin inspirou-se no filho Oli para criar este branco. Na segunda edição, o OM mudou de perfil e de imagem, mas manteve-se da Bairrada.
Continua “uma bomba”.

Da próxima vez que pegar numa garrafa de espumante da Bairrada da Martin Boutique Wines não estranhe. Está diferente, sim, mas é normal. E continua a ser exatamente da mesma região. Só que em vez de se chamar IM, passou para OM.

“Passei a marca toda da Bairrada, aquela que faço como homenagem ao meu filho mais novo — o Oliver —, para OM. Fazia todo o sentido. Afinal, é mesmo ele quem me inspira a fazer isto tudo”, começa por explicar à revista Pedro Martin, fundador da empresa.

O método de espumantização também se manteve: é o tradicional, o mesmo do champanhe. “O que é interesse quando fazemos vinhos espumantes — e isto é que é o verdadeiro coração — é sabermos que estamos a fazer um vinho, com o champenoise, de uma boa colheita. E 2017 foi um ano particularmente bom. Foi bombástico. Temos uma carrada de vinhos excecionais dessa altura.”

É o caso do OM. Espumante Brut Nature Bairrada 2017. “Temos aqui um vinho feito com uvas de um ano excecional, de uma região fresca, feita com o mesmo método do champanhe e com açúcar muito seco. Mais seco impossível, afinal, é um bruto nature. Ou seja, temos aqui todas as condições para ter uma pequena bomba nas mãos“, garante o produtor.

Talvez ainda se recorde da referência. Trata-se daquela sobre a qual falámos no início do ano, que junta miúdos e vinho no mesmo rótulo nacional. Sim, sabemos que não parece propriamente a melhor receita para o sucesso, mas esta proposta chega para desconstruir totalmente essa ideia. É que se há vinho que se parece com um miúdo, é mesmo o bairradino OM, da Martin Boutique Wines. E não é por acaso que isso acontece.

“Quando a vindima é feita, faço-a com a ideia de que vou querer contar com ela a história dos meus filhos”, diz à NiT o produtor Pedro Martin. Neste caso, a garrafa conta “tal e qual” a história do seu filho mais novo, o Oliver, de cinco anos.

Esta, porém, mudou de perfil. Passou de extra bruto, para bruto nature. “A região, obviamente, é a mesma”, volta a sublinhar. O design juntou-se também à lista de mudanças. Isto porque adotou agora uma imagem preta, minimalista, onde sobressai apenas o OM. “Estamos a concentrar tudo no Oliver. E ele é todo bairradino.”

Nesta segunda edição do espumante, o Oliver vê um fator (e oportunidade) que sempre lhe faltou: tempo. É a primeira vez que se lança o “irrequieto” Oliver Martin com seis anos de estágio para o mercado. “Estagiou sobre as borras finas, e mantivemos a mesma mentalidade da colheita de 2015.”

No fundo, é “um vinho com o nervo e frescura típicos de um Brut Nature e as camadas de informação e estrutura de boca que só a autólise e o tempo pode conferir”.

Segundo as notas de prova, a proposta tem cor de limão e palha. Já no nariz é intenso, com notas tostadas, cítricas, a flores secais e minerais. Na boca tem um ataque tenso, com estrutura e balanceamento. “A acidez confere uma bela persistência gustativa, complementada pelas notas bem vincadas de panificação”, lê-se no site. Deve ser servido a 8 graus.

O melhor é que, desde esta terça-feira, 8 de agosto, que a sugestão está à venda no site com 25 por cento de desconto. Em vez de 18€, custa 13,50€. “Estamos também com uma campanha para novos subscritores da newsletter. Quem gastar 100€, recebe um cupão de 20€”, acrescenta.

Pedro não tem dúvidas: “é uma boa referência para o verão. Adoramos este 2017, não apenas por ser um retorno ao sucesso do nosso espumante de 2015 que tanto nos cativou, mas também porque o sabemos agora fazer melhor.”

Carregue na galeria e conheça algumas propostas que estão agora mais baratas no site da Martin Boutique Wines.

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