comida

O peixe é o protagonista da próxima mostra gastronómica na Praia de Mira

O evento está marcado para os dias 12 e 15 de setembro no Largo da Barrinha. A entrada é livre.
Para provar as melhores propostas.

Portugal é mundialmente conhecido pelo bom tempo, praias instagramáveis e também pela herança gastronómica, que se encontra presente nas centenas de tascas e restaurantes pelo País fora. A prova disso são as tradicionais mostras gastronómicas que surgem ao longo de todo o ano. Agora, é a vez da região de Gândara, em Mira. 

A 25.ª edição da Mostra Gastronómica da Região da Gândara vai decorrer entre os dias 12 e 15 de setembro, no Largo da Barrinha, na Praia de Mira. O evento, de entrada livre, pretende valorizar o património da região através das receitas antigas que passam entre gerações e os sabores locais. A entrada é livre.

Em Coimbra, os pratos mais famosos são arroz de lampreia, chanfana e até mesmo o cabrito assado. No entanto, o peixe é a estrela principal em Mira. Por isso, poderá dar a conhecer ou provar as especialidades típicas, que incluem caldeiradas de peixe, macarronadas de peixe, pitau de raia, sardinha na telha, sarrabulho e muitos mais.

Nesta edição vão participar o Café Canudo, o Centro Cultural e recreativo da Praia de Mira, a Churrasqueira o Cuco, a comissão de melhoramentos da Praia de Mira, GDPM touring 1970, Pátio do Tabuínhas e, por fim, Prazo — mercearia e casa de comer.

Além dos diversos sabores, pode contar com animação cultural e muitas bancas de artesanato enquanto “redescobre os sabores da região”, salienta o município. Ao mesmo tempo, vão participar vários restaurantes que irão apresentar um menu especial, tendo como base a carta gastronómica da Região da Gândara e as especialidades de cada espaço.

No primeiro dia, o recinto abre às 18 horas e encerra pelas 22 horas. Nos dias 13 e 14 de setembro, a abertura dá-se às 16 horas e o fecho pelas 22h30. No dia 15 de setembro, as atividades começam às 16 horas e terminam pelas 20h30.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA