Powered by CIM|RC

comida

O melhor de Coimbra pode ser provado (e comprado) no Mercado Bolhão esta sexta-feira

Este "Mercado de Doces e Vinhos da Região de Coimbra" pretende ser um evento de excelência e uma montra dos sabores locais.
Nevada de Penacova.

O Porto vai conhecer o que há de mais doce e espirituoso na Região de Coimbra. Ao longo de todo o dia 24 de fevereiro, entre as 10 e as 20 horas, as ofertas de produtores estarão no piso 3 do Mercado do Bolhão para promover e vender doçaria e os néctares deste vasto território.

Este “Mercado de Doces e Vinhos da Região de Coimbra” pretende ser uma certame de excelência e uma montra dos sabores regionais e, na sua primeira edição, escolheu a cidade do Porto para se apresentar ao País. No evento estarão representados 25 produtores da Região de Coimbra , o que possibilitará aos visitantes a compra de produtos únicos e de excelência.

Durante o dia, o programa conta ainda com dois showcookings, pelo prestigiado chef Paulo Queirós do Restaurante Cordel, em Coimbra, e pela vencedora do concurso regional European Young Chef 2021, Inês Branco, e duas provas de vinhos comentadas. Estas provas serão realizadas e apoiadas pela Adega Cooperativa de Cantanhede e pelo enólogo Alexandre Carril, em representação da marca Monte Formigão.

Além da montra de vinhos e doces da região, este evento pretende ainda ser um instrumento de alavancagem do turismo gastronómico da Região, a nível nacional, integrando conceitos como o da sustentabilidade e dos circuitos curtos, a par das declarações da Região de Coimbra  enquanto Região Gastronômico. Pretende-se, pois, colocar a tónica na necessidade de construção de uma cultura alimentar sustentável, baseada em circuitos curtos de abastecimento, em produção biológica, bem como na necessidade de valorização e promoção dos produtos locais feitos a partir do que é endógeno.

Este artigo foi escrito em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA