comida

O gratinado fit e delicioso que pode comer sem arruinar a dieta fica pronto em 30 minutos

Esqueça as longas listas de ingredientes: este prato é pouco calórico e não leva farinha. Só precisa de queijo e imaginação.
Depois de o experimentar, não vai querer outra coisa.

O início de novembro é marcado pelo arranque das preparações para a época natalícia. Entre pensar nos presentes, na ementa, organizar a logística familiar, e gerir o cansaço tem de arranjar tempo para ajudar os miúdos a fazerem aqueles trabalhos manuais que os professores pedem nesta altura do ano. No meio da azáfama, não sobra tempo para cozinhar. Resultado: comprar comida pré-feita, pedir take-away ou passar na cadeia de fast food mais próxima acabam por ser as alternativas mais comuns.

O truque para conseguir manter uma alimentação saudável nos dias mais preenchidos  é escolher as receitas certas. Esqueça as listas infindáveis de ingredientes ou pratos que levam uma eternidade a serem preparados. Para facilitar, pode começar já a pensar nos jantares que vai fazer na próxima semana.

A receita que lhe sugerimos, um gratinado de legumes, foi criada por Sandra Nereu — autora do blogue “Panelinha de sabores”. Além de quente e saboroso, é super rápido e fácil de preparar. Demora menos de 30 minutos a preparar e pode alterar os ingredientes para ter sempre versões variadas. O melhor? Não leva farinha nem gordura, e é baixo em calorias.

Do que precisa

— 1 colher de sopa de azeite
— 1 cebola
— 1 alho francês
— 200 gramas de abóbora
— meia curgete
— meia beringela
— 100 gramas de tomate maduro

— mistura de especiarias secas (coentros, salsa, pimentão doce, pimenta, alho, orégãos, sal)
— 2 fatias de fiambre vegetariano ou fiambre de peru
— 100 gramas de queijo ralado

Como se faz

Comece por picar a cebola, depois corte o alho francês ao meio e, de seguida, em meias luas. Parta a abóbora, a curgete, a beringela e o tomate em cubos pequenos. Pique o fiambre. De seguida coloque uma frigideira larga (anti-aderente ou untada com azeite) ao lume com todos os ingredientes e a mistura de especiarias secas. Misture, tape e deixe cozinhar em lume médio durante dez minutos. Mexa ocasionalmente.

Quando os legumes estiverem tenros, acrescente o fiambre e envolva. Para terminar, polvilhe com queijo e orégãos e tape novamente. Sirva imediatamente quando o queijo estiver derretido.

Pode sempre trocar a abóbora por cenoura ou a beringela por couve lombarda cortada em juliana ou em pequenos pedaços. Esta versão serve duas pessoas, mas, no caso de pretender uma quantidade maior, adicione grão de bico cozido. Por fim, sugerimos que acrescente uma outra fonte de proteína, como o atum, frango assado ou bife de frango grelhado partido em cubos, bacon de peru ou presunto.

Carregue na galeria para descobrir nove alimentos que, contra todas as expectativas, pode comer sem engordar. Dois exemplos: Nutella e leite condensado.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA