comida

O autocarro Doppellecker está de volta à Figueira da Foz para espalhar “café, amor e sonhos”

O café ambulante vai estar apenas por duas semanas na cidade e tem uma particularidade: pode pagar o que quiser.
Michel Malcin acompanhado do autocarro.

O projeto Doppellecker está estacionado na praia de Buarcos, na Figueira da Foz. Para quem ainda não conhece, este é um autocarro de dois andares que combina o amor pela viagem com o café, com o propósito de conhecer novos países e culturas. Já não é a primeira vez que está na cidade, no entanto, a última paragem durou apenas dois dias. Desta vez, fica na Figueira da Foz até 9 de junho.

O nome é o resultado de algumas brincadeiras com expressões alemãs de som bastante semelhante, que significam “duplo deck” e “duplamente delicioso”. Antes da viagem, Michel Malcin tinha dedicado 16 anos da sua vida à igreja, onde era pastor. Este caminho de devoção levou-o a ter um burnout e a pensar em formas alternativas de viver a própria vida.

“Em 2019, comprei um autocarro Büssing de 1903 e passei cerca de nove meses, com os meus pais e amigos, a restaurar todo o espaço”, explica à NiC. Nessa altura, a ideia do proprietário de 44 anos era arrendar o autocarro para casamentos ou outros eventos, no entanto, acabou por coincidir com a pandemia de Covid-19.

Em 2020, todos os eventos foram cancelados ou adiados e o projeto deixou de fazer sentido. Já em 2022, decidiu sair da Alemanha e viajar até Santiago de Compostela, com uma primeira paragem em Portugal. Até lá chegar, esteve em várias cidades alemãs, francesas e espanholas, a distribuir café. Desde então, sente que a sua missão é “despertar a inspiração nos outros e incentivá-los a seguir os sonhos”, explica.

O conceito é completamente diferente do que estamos habituados a ver pelas ruas. “Começámos a viver dentro do autocarro. Por isso, sempre que paramos, convidamos as pessoas a entrarem na nossa casa e terem uma boa experiência” salienta. “É mais do que apenas um café, é uma experiência diferente que leva as pessoas a conviver e partilhar histórias”.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Love. Peace & Coffee – DOPPELLECKER (@doppellecker)

O Doppellecker percorre diversas cidades, através de convites ou pedidos, distribuindo cafés e bebidas sem qualquer custo. Se desejar, pode deixar uma gorjeta. “Não diria que é gratuito, simplesmente não existe um preço afixado, porque queremos que cada um dê o que pode e o que acha que deveria pagar pela bebida. É assim que conseguimos manter-nos em viagem e levar o projeto para a frente”, acrescenta.

Durante esta experiência, o autocarro tem conquistado os países. “Não sabia que nos iam receber tão bem e foi uma agradável surpresa. Em Portugal, foram calorosos e, na maior parte das vezes, há sempre uma grande fila para nos visitar”. Um sinal óbvio do sucesso do Doppellecker foi o convite para documentarem esta viagem, que está disponível no próprio canal de YouTube.

Apesar de não haver um preçário, há dois tipos de menus: o de especialidade e o regular. No principal há caramel macchiato, iced coffee, amaretto frappé, cold brew, limonada, milkshake e chá gelado. No de especialidade, está disponível o latte macciato, iced coffee, cappucciono, cold coffee e ainda o espresso. O autocarro está aberto de quarta a domingo, a partir das 14 horas.

Todas as propostas são confecionadas por Michel, que se considera um “autodidata”. Como escolhe os melhores produtos para trabalhar, os menus disponíveis podem sofrer alterações. “Depende muito de onde estamos e o que conseguimos encontrar. No caso do café, trabalhamos com o grão do Nepal e, assim, contribuímos para apoiar os miúdos desse país”.

Esta viagem trouxe-lhe vários aspetos positivos, inclusive uma namorada. “Comecei sozinho e acabei por conhecer a Helen, que também é alemã. Ela juntou-se à aventura em agosto do ano passado”, confessa. Depois da temporada em Portugal, o casal regressa a Alemanha durante uns meses, mas espera voltar à estrada o mais rápido possível.

Carregue na galeria para conhecer melhor Doppellecker, que está na Figueira da Foz até 9 de junho.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA