comida

O caviar dos cowboys é receita fresca para o verão — com assinatura de Clara de Sousa

Os ingredientes são simples e fáceis de encontrar. Pode ser comida simples ou na companhia de nachos e uns ovos mexidos.
Um bom acompanhamento.

Além de fazer sucesso na televisão a jornalista da SIC Clara de Sousa também é uma craque na cozinha. A pivô, que tem feito sucesso online com as suas receitas — e faz desde março parte do Universo NiT —, cria pratos que dão vontade de experimentar e acaba de criar uma sugestão perfeita para o regresso do verão. Chama-se Cowboy Caviar e é super versátil.

Pode ser servido como entrada, mas também a acompanhar pratos de carne ou peixe. A combinação foi criada em 1940 pela chef Helen Corbitt, num prato composto por salada de feijão, vinagrete, cubos de pimentos, cebola, tomate e coentros. Foi no século passado, numa véspera de Ano Novo, que esta chamada “versão verde do caviar” foi dada a provar nos Estados Unidos da América.

A receita saltou de mesa em mesa, de boca em boca, e cada um foi adicionando a gosto os ingredientes. Surgiram versões com abacate, queijo feta, manga, jalapeños cristalizados e azeitonas pretas. Para o molho, até há misturas de azeite com vinagre de vinho branco, sumo de lima, tempero para tacos, pimenta-preta, açúcar e mel picante.

Atualmente, a receita é servida com nachos, mas também a acompanhar pratos de churrasco. Também pode ser apresentada com arroz, salada, ovos mexidos ou burritos. O segredo para agradar a quase todos está na frescura e textura suculenta, com sabores distintos que combinam bem. Tome nota.

Do que precisa

— 3 tomates chucha sem sementes aos cubos
— 1 pimento verde aos cubos
— 1/2 cebola roxa picada
— 1 colher de sopa de jalapeños picados
— 200 gramas de milho doce
— 200 gramas de feijão preto
— 1 abacate aos cubos
— 2 dentes de alho esmagados
— 1 chávena de coentros picados
— Sumo de duas limas
— 50 mililitros de azeite
— sal e pimenta

Como se faz

Lave os tomates, corte-os ao meio, tire as sementes e parta em cubos. Repita o mesmo processo com os pimentos, retirando também as partes brancas.

Pique finamente a cebola e os jalapenõs. Retire a água do milho e do feijão e passe-os por água fria. Prossiga com o abacate e corte-o aos cubos. Os dentes de alho devem ser bem esmagados e as folhas e caules dos coentros picados. Esprema duas limas e reserve o sumo.

Junte todos os ingredientes numa taça e tempere, pelo menos uma hora antes de servir, com azeite, sal, pimenta e o sumo ácido. Envolva tudo e conserve no frio. Sirva a gosto.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA