comida

O bolo de cenoura com cobertura de chocolate que toda a família vai adorar

Os ingredientes são simples e a confeção também. Esqueça as técnicas complexas que deixam qualquer um sem paciência.
Eficaz e sem segredos.

Os “bolos da infância” não são compostos apenas de açúcar e farinha. São lembranças saborosas de momentos especiais — aniversários com velas brilhantes, tardes de domingo em família, ou até mesmo uma visita da avó. Cada pedaço evoca uma explosão de sentimentos, carregando o aroma e a doçura da felicidade pura e simples.

No que toca à receita propriamente dita, o bolo da infância de muitos portugueses é feito de cenoura e tem uma cobertura chocolate. Ninguém consegue resistir a uma fatia, mas a percentagem de cenoura utilizada gera sempre alguma desconfiança.

Por vezes, o açúcar acaba por mascarar o sabor do legume, mas a procura de receitas que utilizam uma quantidade significativa de cenoura é cada vez maior. 

Um exemplo disso é a proposta do chef Tiago Silva, ex-concorrente do programa “MasterChef”. O seu amor pela cozinha começou, precisamente, com a influência da avó e da mãe. Hoje em dia, partilha diversas receitas nas redes sociais e é conhecido como “o chef em tua casa”.

A confeção da versão apresentada por Tiago é “simples e acessível”, garante. Para cumprir a missão, o liquidificador será o melhor aliado. Com ele, conseguirá a mistura homogénea que torna este bolo de cenoura ligeiramente húmido. Tome nota.

Do que precisa

Para o bolo

— 300 gramas de cenoura
— 250 gramas de açúcar
— 250 mililitros de óleo
— 4 ovos
— 280 gramas de farinha T55
— 30 gramas de fermento

Para a cobertura

— 200 gramas de chocolate de culinária
— 200 gramas de chocolate negro
— 1 colher de sopa de óleo de coco

Como se faz

Comece por bater as claras em castelo com duas colheres de sopa de açúcar. Deixe bater até ficarem firmes e reserve-as à temperatura ambiente. No liquidificador, triture as cenouras, o restante açúcar, as gemas e o óleo.

Transfira a mistura para um recipiente e adicione a farinha e o fermento em pó, peneirados. Misture tudo delicadamente e incorpore as claras batidas. Prepare a forma: forre a base com papel vegetal e unte as laterais com manteiga e farinha.

Leve ao forno pré-aquecido a 185 graus durante 40 minutos. Deixe o bolo arrefecer completamente antes de verter a cobertura por cima.

Para preparar a cobertura, derreta o chocolate em banho-maria com o óleo de coco.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA