comida

Nunca faltou ao trabalho no Burger King em 27 anos. Agora recebeu 290 mil euros

Para compensar, a empresa ofereceu a Kevin Ford uma mochila com bugigangas. Revoltados, milhares de desconhecidos deram-lhe um bónus a sério.
Muitos anos a virar hambúrgueres.

Um funcionário do Burger King tornou-se famoso em todo o mundo depois de ter revelado que não faltar a um único dia de trabalho em 27 anos. Em troca, Kevin Ford recebeu mais de 290 mil euros em doações — mas só um ano depois de um vídeo seu ter sido publicado nas redes sociais.

O americano de 55 anos trabalha para a HMSHost, uma empresa de serviços de alimentação, que presta serviços para o Burger King, localizado no Aeroporto Internacional de Las Vegas, nos Estados Unidos. Para agradecer o trabalho exemplar, os chefes ofereceram-lhe uma mochila com um bilhete de cinema, um copo da Starbucks, doces e chocolate.

Rapidamente, o vídeo dele a aceitar o presente e a agradecer aos colegas tornou-se viral. No entanto, muitos dos espectadores ficaram revoltados com a oferta insignificante da empresa após tantos anos de lealdade e assiduidade.

Em declarações ao “TMZ”, um site norte-americano de entretenimento, Ford disse que estava grato pelo presente, mas que pareciam “coisas que eles tinham por aí”. “Fico feliz com qualquer coisa. Não sou esse tipo de pessoa, acreditem em mim. Já passei por muita coisa.”

E acrescentou: “É uma ótima empresa. Estou lá há 27 anos. Mas, como a maioria das grandes corporações, perderam o contacto com os funcionários. Devido à ambição e tudo o mais, começaram a cortar nas ofertas”.

Kevin disse ainda que os funcionários costumavam receber cheques ao fim de 20 anos de serviço, e que pensava que o bilhete de cinema era isso mesmo. “Eu fiquei tipo: ‘ei, finalmente deram-mo’. Foi aí que vi que nem eram dois ingressos de cinema — era apenas um.”

Nessa altura, as filhas de Kevin criaram uma página no GoFundMe para o pai, com o objetivo de juntar cerca de 245 mil euros — mas parece que todos quiseram contribuir. O valor chegou, agora, quase a 300 mil — e não pára de aumentar.

“O homem neste vídeo é o meu pai. Ele trabalhou no emprego durante 27 anos, sem faltar um único dia”, escreveu Seryna, uma das filhas de Ford, nesse site. “Ele originalmente começou neste trabalho como pai solteiro, quando ganhou a minha custódia e a da minha irmã mais velha há 27 anos. Como a nossa família cresceu e ele casou-se novamente, continuou a trabalhar lá devido ao incrível seguro de saúde que era fornecido.”

Seryna escreveu que a família “de jeito nenhum” estava a pedir dinheiro, “mas que se alguém sentisse vontade de abençoá-lo, ele adoraria visitar netos”.

Ao The Today Show, Ford disse que nunca pensou em perder um dia de trabalho, e que tem recebido doações de pessoas que vivem noutros países, como Austrália e Reino Unido. “Sou grato por tudo, por todos os dias que acordo, posso ir trabalhar, ser um bom cidadão, ser um bom americano e apenas fazer a minha parte”, afirmou.

Sobre os donativos, Kevin Ford explica que não tem planos para se reformar ou tirar férias. “Nunca se sabe, é um dia atrás do outro, mas ainda não pensei no que fazer com o dinheiro, à exceção de visitar os meus netos e talvez por algum de lado para a universidade deles”.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA