comida

Não resiste a um enchido de porco? Esta feira em Oliveira do Hospital é para si

No recinto haverá um fogareiro para confecionar a seu gosto a carne ou os enchidos comprados aos feirantes.
A festa realiza-se na Lage Grande.

Se não perde um belo petisco ou enchido de porco, então está a ler o artigo certo. É já este fim de semana, dias 12 e 13 de novembro, que a freguesia de Meruge, no concelho de Oliveira do Hospital, recebe a Feira do Porco e do Enchido — bem conhecida na região — e que há 19 anos homenageia os porqueiros, ao mesmo tempo que dá a conhecer os produtos e tradições desta aldeia.

A festa faz-se na Lage Grande e os enchidos são apenas uma das estrelas, já que outros pratos e doces típicos não irão faltar. É o caso do famoso arroz de Suã, o porco no espeto com arroz de feijão, os torresmos à moda de Meruge, a feijoada à moda de Nogueirinha, o arroz doce de anis, entre muitas outras iguarias que serão, mais uma vez, confecionadas à moda tradicional e servidas pelas associações locais. É certo que o seu sabor e qualidade continuam a conquistar os amantes de boa comida e não faltarão também os queijos Serra da Estrela, a jeropiga e os vinhos do Dão.

Há um mundo de petiscos a não perder.

Além dos sabores únicos da gastronomia local, haverão outras atrações com destaque para o artesanato, produtos endógenos, passeios de burro, animação infantil e de rua, uma mostra do porco bísaro, um mercado da agricultura familiar, uma feira romana, um magusto na caruma e espetáculos musicais.

No recinto vai encontrar-se ainda o forno comunitário, onde vão ser cozidas as famosas bolas de carne, o bacalhau ou a sardinha, mas também a broa de milho. O sucesso destes produtos é conhecimento de todos e o melhor é encomendar para garantir que não perde esta oportunidade. Para quem gosta de se aventurar na culinária, pode sempre comprar carne ou enchidos aos feirantes e confecioná-los nos fogareiros.

A feira, promovida pela Junta de Freguesia de Meruge, com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, abre no sábado às 11 horas e prolonga-se até à meia-noite. No domingo reabre às 9 horas.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA