comida

Na brasa ou em caldeirada: neste festival o borrego come-se de qualquer maneira

A festa gastronómica passa por Oliveira do Hospital onde a especialidade poderá ser provada à mesa de mais de 20 restaurantes.
Uma especialidade comum na Serra da Estrela.

O borrego é um dos ícones gastronómicos da região da Serra da Estrela. E quem ainda não provou a especialidade poderá fazê-lo no festival gastronómico “Borrego à Mesa”, que decorre entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro em Oliveira do Hospital. 

Apesar de ser tradicionalmente confecionada no forno à lenha, esta carne do Borrego Serra da Estrela DOP pode ser cozinhada de diferentes formas e com múltiplos acompanhamentos. Entre as receitas mais conhecidas estão a caldeirada de borrego, o arroz de fressura ou até o borrego na brasa.

Para descobrir novas receitas poderá visitar alguns dos mais de 20 restaurantes aderentes, cujos nomes ainda não foram revelados. A acompanhar a especialidade estarão disponíveis doces regionais como a 

e queijos. O evento organizado pelo município tem como grande objetivo promover os pratos típicos da região, confecionados com ingredientes locais. 

O Borrego Serra da Estrela DOP nasce de ovelhas das raças Bordaleira ou Churra Mondegueira. Estas são as mesmas raças (de ovinos) com as quais são produzidos os Queijos Serra da Estrela DOP. A maneira como este gado é criado dá origem a um tipo de carne macia e bastante saborosa, que a distingue das restantes de outras regiões do País.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Município de Oliveira do Hospital (@municipio_oliveiradohospital)

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA