O outrora famoso Café Ritz de Coimbra, companheiro de mais de 60 anos de história da cidade e testemunha privilegiada de vários acontecimentos marcantes nacionais, encerrou em fevereiro do ano passado, devido à morte prematura do seu proprietário, Nuno Lopes-Rosa, mas vai voltar a abrir noutro local.
Estava localizado na Avenida Afonso Henriques, em Coimbra, mas num espaço arrendado, vai agora reabrir portas, em data a anunciar, na Rua Bernardo de Albuquerque pela mão da família Lopes-Rosa.
O Ritz terá um novo conceito de café com clube londrino em que um dia por semana (pelo menos) estará aberto só para membros. A família proprietária garante que todos os antigos clientes que demonstrem vontade serão considerados membros.
O projeto de remodelação de interiores do novo espaço está a cargo da dupla de arquitetos Tiago Lopes-Rosa, um dos membros da família, e Nuno Tavares.
“Demorámos algum tempo a reabrir porque a morte dos nossos familiares deixou-nos sem reação, seguiu-se um período para procurar loja para reinstalar o estabelecimento Café Ritz que será sempre o local de encontro da família que formámos com os clientes ao longo destes anos”, disse um dos membros da família à New in Coimbra. “O local não importa desde que as memórias de cada cliente e amigo e a ligação que existe com a nossa família não deixem de existir”, frisou.
Simultaneamente será lançado um projeto online contando a história da cidade e do Café Ritz, com fotografias do espaço e seus clientes ao longo dos anos, e em que todos serão convidados a participar não só pela junção de testemunhos, como também pela possibilidade de adicionarem fotografias próprias que tenham do café ao longo dos anos e partilha de outras memórias.