O método é simples: os clientes entram no supermercado da cadeia entre as 19 e as 20 horas. Depois, só precisam de colocar um ananás ao contrário no carro e chocar “acidentalmente” com a primeira pessoa que lhes interessa. Se tudo correr bem, pode sair da Mercadona com um encontro marcado. Esta aparente tendência de engate tem animado as redes sociais nos últimos dias. Mas a imagem de um ananás virado ao contrário é um código sexual que já existe há muito tempo.
A ideia começou quando a atriz espanhola Vivy Lin se filmou numa das lojas da cadeia daquele país, decidida a comprovar uma suspeita que uma amiga lhe tinha dito sobre o tal “MercaTinder” — como ficou conhecida a retalhista no meio dos solteiros que procuravam alguma diversão.
A humorista decidiu questionar o Google sobre “qual a melhor hora para seduzir no Mercadona”. A resposta não tardou. Em poucos segundos, o motor de buscar já tinha uma lista de resultados em que apontava que o final do dia era o momento mais propício para conquistar. Os dados batiam certo com o que já tinha sido partilhado no programa britânico “First Dates” do Channel 4, em 2017. Na altura, a concorrente Lea partilhou com os colegas que existia uma hora ideal para irem aos supermercados Mercadona à procura do amor. Segundo a italiana, “todos os solteiros iam às compras entre as 19 e as 20 horas” e até ensinou a identificar os descomprometidos pelas compras que faziam, como recorda o jornal “El País”.
Vivy Lin decidiu partilhar a descoberta no TikTok e, em poucas horas, o vídeo estava (como já é comum nesta plataforma) viral. Desde aí que os comentários se direcionaram para que todos desistissem do Tinder e fossem “pescar” para os supermercados. E foram muitos os espanhóis que responderam ao desafio e partiram à procura do amor, seguindo as regras previamente estabelecidas por quem já anda nestas aventuras há mais tempo.
Caso procure algo sério, no carrinho deverá colocar então no carrinho um ananás colocado ao contrário e dirigir-se para o corredor dos vinhos. Se vir alguém que lhe interesse, basta chocar com o carro no outro — este é o sinal que está disposto a dar “match” e a iniciar uma conversa. A partir daí é preciso ter atenção ao resto das compras: caso tenha atirado com chocolates e gomas lá para dentro, isso dará a entender que deseja algo mais casual. Se, pelo contrário, tiver optado por legumes, irá passar a mensagem de que procura uma relação mais séria.
Em Espanha, existe ainda outro truque: se fingir que coloca uma embalagem de gaspacho no carrinho de outra pessoa, pode ser outro sinal de que está interessado.
Regras antigas, no mundo moderno
No mundo do liberalismo este símbolo não é novidade. Segundo um artigo publicado pela revista de lifestyle liberal “KINKS”, as imagens deste fruto são utilizadas com frequência por praticantes de swing — casais que gostam de ter relações com outros casais.
“Para quem está neste meio, o ananás invertido é um símbolo internacional que, há décadas, é utilizado para indicar discretamente o interesse em trocar de parceiros ou participar em atividades swinger. E o seu uso é recorrente, mas não em carrinhos de compras no corredor dos vinhos entre as 19 e as 20 horas. A utilização dos ananases invertidos é usada especialmente em contextos de férias ou viagens. Nos cruzeiros ou resorts, alguns swingers colocam uma imagem deste fruto exótico ao contrário num pequeno autocolante ou pendurado à porta do seu quarto (ou cabine, no caso dos cruzeiros). O objetivo? É que os entendedores entendam, de forma subtil”, esclarece a publicação portuguesa.
O significado foi revelado em 2022, na mesma plataforma onde se desencadeou o fenómeno MercaTinder. O responsável foi um casal norte-americano que viajou no cruzeiro Ultimate World Cruise, que passava por 60 países em 275 dias. O marido decidiu documentar a vida de ambos durante a viagem e a mulher partilhou as imagens na sua conta de TikTok.
Num dos vídeos, os utilizadores repararam que mulher, apenas identificada como Aidita, estaria a colocar um enfeite de abacaxi na porta da cabina do casal. As caixas de comentários encheram-se rapidamente de comentários sobre o significado daquela ação: mostrar-se disponível para swing.
O vídeo foi visualizado mais de cinco milhões de vezes desde que foi publicado. Mas, segundo Aidita, não passou de uma confusão. “Desculpem desapontar-vos, mas não somos swingers. Apenas gostamos de abacaxis”, disse noutra partilha.
O movimento swinger mantém-se discreto, mas existem vários sinais – alguns óbvios, outros mais discretos – que são usados por adeptos desta prática sexual para que possam identificar os seus pares.
Não sabemos se o MercaTinder se inspirou na tática e se é infalível, ou não, mas acreditamos que dentro de poucos dias haverá testemunhos. É que, segundo a “KINKS, o fruto terá esgotado em vários supermercados da cadeia nos últimos dias. Por isso, existe quem acredite que se trata de uma manobra de marketing da retalhista espanhola.
A Mercadona ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas muitas outras marcas estão a aproveitar para seguir a ideia. Nos últimos dias têm surgido respostas criativas às notícias sobre a nova “forma de engate”.
O Lidl foi dos primeiros a reagirem: “Podem ter encontros onde quiserem, mas casar é aqui”, disse numa campanha. Já a ALDI garante que a lua de mel (com destaque para o mel da marca própria) deve ser passada pelos corredores dos seus supermercados. E a cerveja Sagres aproveitou “a boleia das regras” para sugerir um encontro às 19 horas no corredor das bebidas.
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Por outro lado, a Leroy Merlin aconselha a que avancem logo para o passo seguinte. “Se a vida te dá ananases, pensa já na decoração da casa”, escreveram numa partilha nas redes sociais. Já a Polícia da Segurança Pública sugere, numa fotografia onde se vê um agente a autuar dois carrinhos com ananases que checaram, que sejam tomadas precauções de segurança.
🍍Seja na via pública ou no corredor de um supermercado, conduza com precaução, respeite os limites de velocidade e faça uso dos dispositivos de segurança.#prevencao #seguranca pic.twitter.com/eS2Q1l8CU3
— PSP – Polícia de Segurança Pública (@PSP_Portugal) August 29, 2024