A cadeia de supermercados espanhola Mercadona está a continuar o seu processo de expansão e, prova disso, é que o supermercado vai abrir na Figueira da Foz, em 2023, na Rua Cristina Torres, na Zona das Abadias. O recrutamento começou em maio de 2022, mas ainda vai a tempo. A empresa irá criar cerca de 65 novos empregos e são aceites candidaturas tanto para part-time, como para full-time para todas as secções.
À semelhança dos outros supermercados, a loja da Figueira da Foz vai contar também com as secções de talho, peixaria, charcutaria, pastelaria e padaria, perfumaria, cuidado do lar e animais de estimação, frutas e legumes, garrafeira e pronto a comer com self-service e várias opções de pratos. A nova loja está a ser construída num terreno com sete mil metros quadrados e apresentará uma área de venda de 1900 metros quadrados. O parque de estacionamento conta com capacidade para 195 lugares.
A nível de salários, os funcionários podem esperar “uma retribuição anual bruta de 11.180,05 euros com progressão a 16.972,10 euros”, que inclui subsídios de férias e Natal, garante a empresa, adiantando que a este valor “acresce subsídio de alimentação diário e subsídio de domingos e feriados”.
Esta será a primeira loja que a cadeia espanhola vai abrir no distrito de Coimbra, esperando-se que a marca chegue também à cidade de Coimbra. Para já, Carla Cunha realça que não tem ainda qualquer informação sobre a loja de Coimbra que, recordamos, foi anunciada para o Atrium Solum.
A Mercadona chegou a Portugal a 2 de julho de 2019, com a primeira loja a nascer em Canidelo, Vila Nova de Gaia. Atualmente conta com 36 lojas nos distritos do Porto, Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Setúbal, Santarém e, a partir desta terça-feira, 25 de outubro, Viseu.
Atingiu, em 2021, um volume de vendas de 415 milhões de euros e pagou 62 milhões de euros em impostos, através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, sediada em Vila Nova de Gaia. Terminou o ano com uma equipa de 2500 colaboradores e um investimento de 110 milhões de euros em Portugal.
De referir que, numa filosofia de aproximação e apoio à comunidade, a Mercadona aumentou as doações a cantinas sociais, bancos alimentares e outras instituições de solidariedade social, tendo doado um total de 1.400 toneladas de bens essenciais em território nacional. Com esta ação, pretende “partilhar com a sociedade parte do que dela recebe”, refere a empresa.
Para este ano de 2022, prevê investir 150 milhões de euros em Portugal, com a abertura de um total de dez lojas.