O concelho da Mealhada já tem planos para o Dia Mundial do Enoturismo, que se celebra a 12 de novembro. Entre exposições, workshops e caminhadas, o programa EnoMealhada vai estender-se por vários dias do mês de novembro. A Câmara Municipal da Mealhada é a entidade organizadora da iniciativa.
O Dia Mundial do Enoturismo é dinamizado pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN) e da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, da qual o município da Mealhada é associado. As várias iniciativas vão decorrer, na sua maioria, no espaço da antiga Destilaria do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), descrito pela autarquia como um lugar “icónico” da região.
O programa arranca logo no dia 12 de novembro com uma caminhada pela manhã. Esta atividade começa por volta das 10 horas e vai ligar, num percurso de três quilómetros, a Capela de São Romão, na Vimieira, ao IVV, na Mealhada. Esta rota encontra-se integrada nos Caminhos de Santiago e vai ainda passar pelas Caves de São Miguel, em Casal Comba, onde os participantes vão poder conhecer melhor o espaço envolvente.
Ao meio-dia do dia 12 de novembro vai ocorrer também a inauguração de uma exposição de fotografia. Neste espólio, que vai estar exposto no IVV, vão estar fotografias alusivas ao vinho e às práticas vinícolas, como a vinicultura, que vai estar disponível durante um mês, encerrando a 12 de dezembro.
Além dos eventos próprios do Dia Mundial do Enoturismo, vai ainda ser realizado um workshop de produção de vinho, no dia 19 de novembro. Esta iniciativa centra-se na elaboração de lotes personalizados de vinho, sendo que os participantes vão ter acesso a castas variadas.
Depois da sessão, pode contar com um momento de provas dos vinhos produzidos, assim como a sua apreciação. O workshop é gratuito, mas exige inscrição, que deve ser feita presencialmente no posto de turismo da Mealhada. Está prevista ainda a criação de um mural alusivo ao tema do vinho, que vai estar disponível numa estrutura do IVV.