António Borges é filho de pai português, que aos dez anos decidiu imigrar para o Brasil. Foi lá que construiu a sua vida, no entanto, o seu maior sonho era regressar à sua terra natal, algo que não conseguiu cumprir, devido a uma doença. António acabou por concretizar o sonho no lugar do pai.
2019 foi o ano em que decidiu refazer a sua vida por completo, ao lado da mulher e dos filhos, e partir em busca de melhores condições. No entanto, foi em 2023 que tudo mudou.
“Descobri que estávamos à espera do quarto filho em maio do ano passado, no mesmo mês em que os meus pais morreram. E foi esse acontecimento que me levou a abrir o negócio, uma vez que até lá não tinha trabalho certo”. Apesar de ter estado em fábricas e numa loja de animais de estimação, não se sentia realizado profissionalmente.
Foi precisamente neste contexto que renasceu o velho sonho de ter o seu próprio espaço. A Maria Pitanga abriu ao público no dia 25 de novembro, em Coimbra, ainda que a inauguração oficial tenha sido a 16 de dezembro.
A empresa nasceu em 2012, na zona de Fortaleza, no Brasil. O negócio foca-se na venda de açaí com uma textura “revolucionária”, em creme. Ao longo dos anos, tem vindo a crescer e a tornar-se numa marca de referência. Em 2022, os responsáveis decidiram expandir ainda mais e abriram a primeira loja em Portugal, mais precisamente na cidade algarvia de Albufeira. A esse espaço, juntou-se o de Viseu e, em 2023, o de Coimbra.
Ver esta publicação no Instagram
“Enquanto brasileiros, o açaí sempre foi um dos alimentos que esteve presente na nossa alimentação. Crescemos com esta marca e, por isso, é muito natural para nós estarmos a representá-la e dar a conhecer algo em que acreditamos”. Além de ser saboroso, o fruto tem propriedades que o tornam num verdadeiro aliado contra a perda de peso e manutenção de um estilo de vida saudável, ajudando ainda no controlo do colesterol, a reduzir os níveis de açúcar, a manter os níveis de energia, além de evitar o envelhecimento precoce.
Um dos pontos que marca a diferença neste spot é o conceito self-service, que não é muito comum neste tipo de lojas. Basta escolher o seu pote favorito e colocar a quantidade pretendida. Na Maria Pitanga estão disponíveis mais de 20 toppings diferentes, que incluem fruta fresca, granola e frutos secos.
O menu custa 2,19€ por cada 100 gramas e 21,90€ por cada quilo. Entre as opções, pode escolher entre a base premium, para quem não quiser fugir ao tradicional. A versão zero açúcares, que é adoçada à base de stévia, é perfeita para diabéticos ou um público mais velho. Se preferir, saiba que existe um sabor pré-definido de morango e banana. Por último, há uma opção para os fanáticos do ginásio com proteína whey incorporada na receita.
Carregue na galeria para conhecer as instalações da nova Maria Pitanga, em Coimbra.