Powered by CIM|RC

comida

“Mais do que um café”. O melhor espaço de Coimbra integra pessoas com trissomia 21

O projeto já era um sonho antigo da Associação Olhar 21, mas foi só em 2023 que o Café Koala ganhou nova vida.
O melhor café do ano.

Em Portugal, existe um café em cada esquina. Dos simples aos mais arrojados, é quase impossível eleger um favorito entre as várias opções. Para lhe facilitar a tarefa, a New in Coimbra preparou os Prémios NiC, cujo objetivo é distinguir as novidades do mundo do lifestyle.

A nossa equipa pré-selecionou cinco nomeados, que se tenham destacado ou lançado um projeto novo em 2023, em várias categorias. Nas últimas duas semanas, as votações estiveram a decorrer e os leitores puderem votar nos seus candidatos favoritos. Na categoria de Melhor café estavam o Gosto de Tea, o Café Koala, o R café, o Garden Lounge Bar e, por último, a Casa do Chá.

Neste caso, o grande vencedor foi o Café Koala, que obteve 34 por cento dos votos. Falamos de um espaço inclusivo, uma vez que integra trabalhadores com trissomia 21. Este era um sonho antigo da Associação Olhar 21 que, após várias tentativas e um investimento privado, acabou por fazer descolar este projeto.

O Café Koala fica na Rua António José de Almeida, 259 (junto à rotunda da Cruz de Celas em Coimbra). O espaço teve de sofrer obras no valor de 20 mil euros para garantir que cumpria todas as regras. Além da verba garantida pelo principal investidor, que a presidente Carla Agostinho não quis revelar, houve necessidade de solicitar o apoio financeiro de algumas empresas locais e de particulares.

Além dos tradicionais produtos que são servidos neste tipo de espaço, o Café Koala terá como novidade a fatia de bolo confecionada na Cozinha Pedagógica da Olhar 21. Na antiga escola primária de Chão de Bispo, também vão ser feitas as sopas e salgados caseiros, que os clientes poderão provar.

“Ficámos imensamente felizes ao receber a notícia da nomeação do Café Koala como o Melhor Café de Coimbra nos Prémios NiC 2023. Este reconhecimento não valida apenas a qualidade do nosso serviço, mas também destaca algo que é ainda mais significativo para nós: o respeito e o reconhecimento do valor das pessoas com trissomia 21”, salienta Carla Codeço.

A missão do espaço é a “inclusão plena da juventude no mercado de trabalho, incluindo as pessoas com deficiência, nomeadamente a trissomia do cromossoma 21”. “Este reconhecimento do Café Koala, no âmbito dos Prémios NiC, é um testemunho do poder da colaboração e da construção de uma sociedade mais inclusiva”, acrescenta.

“Construímos mais do que um café. Construímos uma comunidade onde cada voz é ouvida, cada pessoa é valorizada, e todos contribuem para um futuro mais inclusivo”, remata.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Luciana Rocha l Viagem, Hospedagem e Experiências incríveis ✈️🙌🏻 (@umapassagem.pfv)

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    R. Dr. António José de Almeida 259, 3000-045 Coimbra
    3000-045 Coimbra
  • HORÁRIO
  • segunda a sexta-feira entre as 8 horas e as 20h30 e aos sábados entre as 8 horas e as 21h30
PREÇO MÉDIO
Menos de 10€
TIPO DE COMIDA
Refeições ligeiras

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA