comida

Lampreia e sável iniciam Festivais de Peixe 2023 na Figueira da Foz

O presidente da Associação Figueira Sabor a Mar, Mário Esteves, apela a todos os colegas da restauração para se inscreverem no evento.
Folhado de lampreia.

Apesar da sua escassez este ano, devido às condições climatéricas que se têm feito sentir, estamos em plena época do sável e da lampreia. Esta última iguaria é uma daquelas que desperta amores e ódios de igual intensidade: para combater a repulsa e experimentar ou para consumar a paixão. É uma especialidade gastronómica que faz as delícias dos seus apreciadores e arrasta muita gente por este País fora na procura dos melhores locais que a confecionam.

Por isso, a Foz do Rio Mondego é um local estratégico destas espécies, onde nesta época são vários os pescadores que se dedicam à pesca da lampreia, que dizem ser mais saborosa quando capturada antes da desova. Ela entra no estuário da Figueira da Foz e sobe o Mondego para desovar.

O sável é um peixe migrador, que deixa o mar para subir os rios na época da reprodução. A construção de barreiras ao longo do Mondego (que são as mesmas para a lampreia) tem sido apontada como uma das principais causas para a redução acentuada destas espécies, mas há anos que abunda à entrada da barra da Figueira quando se prepara para subir o rio.

Por estas razões, a Figueira da Foz é uma cidade com tradição nestas especialidades gastronómicas do sável frito com açorda, sável de escabeche com açorda, arroz de lampreia, lampreia à bordalesa, folhado de lampreia, entre outras.

O 32.º Festival de Peixes da Figueira da Foz 2023 vai iniciar-se agora com o sável e a lampreia, a decorrer de 3 a 12 de março, estando ainda a decorrer as inscrições para os restaurantes. O presidente da Associação Figueira Sabor a Mar, Mário Esteves, apela a todos os colegas da restauração para se inscreverem nos Festivais de Peixe, “porque quanto maior for a participação, maior é o êxito e não é só a Figueira da Foz que ganha, ganhamos todos” explicou.

Arroz de lampreia.

Seguem-se os Festivais da Raia, de 14 a 23 de abril; das Caldeiradas de 16 a 25 de junho; Festival da Feijoada de Búzios de 8 a 17 de setembro e Festival de Bacalhau e derivados de 17 a 26 de novembro. São 50 dias de festivais de peixe na Figueira da Foz em 2023. A Associação visa promover e dinamizar todo o setor, mas também agradecer e enaltecer aos mais diversos patrocinadores que tornam possível realizar estes Festivais de Peixe da Figueira da Foz.

Independentemente de iniciativas individuais de restaurantes com especialidades de Lampreia, a região centro do País tem três festivais de referência da Lampreia: Figueira da Foz, Penacova e Montemor-o-Velho, que escolhem datas diferenciadas para que os festivais não colidam uns com os outros e os apreciadores possam marcar presença sem conflito de datas.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA