O plano de expansão da Mercadona em Portugal segue sem interrupções. Esta terça-feira, 28 de fevereiro, a retalhista anunciou que a loja na Figueira da Foz, que será a primeira no distrito de Coimbra, vai abrir ao público em junho. Até ao final do ano, está prevista a abertura de 10 estabelecimentos
A marca continua a contratar para a loja na Rua Cristina Torres, na zona das Abadias, onde irá criar 65 postos de trabalho. Como é habitual, os trabalhadores vão ter direito a “um período de formação na zona norte, com contrato efetivo e salário desde o primeiro dia”. “Além disso, durante esse período, todas as despesas estão a cargo da empresa — alimentação, transporte, estadia e também viagens a casa de 15 em 15 dias para todos os colaboradores.”
A Mercadona chegou a Portugal a 2 de julho de 2019, com o primeiro espaço a nascer em Canidelo, Vila Nova de Gaia. Atualmente, conta com 36 lojas nos distritos de Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Setúbal, Santarém e Viseu.
A empresa atingiu, em 2021, um volume de vendas de 415 milhões de euros e pagou 62 milhões de euros em impostos, através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, sediada em Vila Nova de Gaia. Terminou o ano com uma equipa de 2.500 colaboradores e um investimento de 110 milhões de euros em Portugal.
De referir que, numa filosofia de aproximação e apoio à comunidade, a Mercadona aumentou as doações a cantinas sociais, bancos alimentares e outras instituições de solidariedade social, tendo doado um total de 1.400 toneladas de bens essenciais em território nacional. Com esta ação, pretende “partilhar com a sociedade parte do que dela recebe”, diz a empresa.
Leia ainda sobre o detergente da Mercadona que está a enlouquecer os portugueses (compram 1.700 por dia).