comida

Já sabemos as datas da Festa do Queijo Serra da Estrela em Oliveira do Hospital

Além de queijo Serra da Estrela DOP vai haver enchidos, vinhos do Dão, mel, artesanato e gastronomia. Anote na agenda.
Vai ter centenas de expositores.

Boas notícias para os fãs de queijo: a Festa do Queijo Serra da Estrela está de regresso a Oliveira do Hospital em 2023, nos dias 11 e 12 de março. Aquele que é considerado um dos melhores queijos do mundo vai estar em destaque, mas haverá também enchidos, vinho, mel, artesanato e muitos petiscos. 

No segundo fim de semana de março, vão ser várias as experiências que os milhares de visitantes podem encontrar pelo recinto da festa, no Largo Ribeiro do Amaral, em pleno centro da cidade, e que se estende a algumas ruas próximas. Pode esperar provas de queijo e vinhos do Dão, tosquias e fabrico de queijo ao vivo, ou exposição animal são algumas das iniciativas preparadas. Destaque também para o artesãos locais que vão fazer demonstrações ao vivo no palco da tenda Queijo Serra da Estrela.

E festa que é festa tem animação. Segundo o município, está confirmada a presença de dezenas de grupos do concelho e da região que irão atuar pelo recinto e nos vários palcos instalados. Haverá ainda showcookings com queijo Serra da Estrela e outros produtos locais. 

O evento, que se quer continuar a afirmar como o principal cartaz turístico da região centro, tem como rei da festa o Queijo Serra da Estrela DOP, considerado um dos melhores queijos do mundo e contará com a participação de centenas de expositores de produtos endógenos, enchidos, vinhos do Dão, mel, artesanato e muita gastronomia.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, o evento “é responsável pela atração de muitos milhares de visitantes, dá uma enorme centralidade a um produto de grande excelência como o queijo Serra da Estrela, assim como a outros produtos endógenos, gerando grandes condições de negócio e riqueza para os seus produtores”. É por isso, frisa o autarca, “uma grande alavanca da economia local”.

“Vamos todos empenhar-nos na edição de mais uma feira com sucesso, e que mostre ao País o nosso enorme potencial turístico e gastronómico, projetando igualmente uma imagem de grande dinamismo e vitalidade dos nossos produtores”, assegura ainda José Francisco Rolo, citado em comunicado.

A Festa do Queijo Serra da Estrela arranca às 9 horas do dia 11 de março e prolonga-se até às 20 horas de domingo, dia 12. A entrada é livre.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA