Os primeiros visitantes começaram a chegar pelas 8h15 desta quinta-feira, 28 de novembro. Passados 20 minutos, já havia uma fila formada. Apesar do frio, os clientes não quiseram perder a oportunidade de estar presentes na inauguração de mais uma loja da Mercadona. Depois da abertura em Coimbra, no passado dia 5 de setembro, esta abertura era ansiada pelos fãs da retalhista espanhola. Desta vez, a marca instalou-se em Eiras.
Este é o terceiro espaço da cadeia no distrito de Coimbra, uma vez que se estreou na Figueira da Foz, no verão do ano passado. A nova loja tem 1800 metros quadrados e promete gerar cerca de 90 novos postos de trabalho na cidade.
A disposição é semelhante ao que já estamos habituados. Há uma área de self-service, com mesas e cadeiras para que os clientes possam fazer as refeições, com microondas, máquinas de café e bebidas, todos em embalagens sustentáveis. Este espaço é dedicado a quem queira comprar a comida e fazer a refeição ainda em loja, quando têm pouco tempo de almoço, por exemplo.
Os corredores são amplos e, tal como as diferentes lojas espalhadas pelo País, pode encontrar as secções de Charcutaria, Pastelaria e Padaria, Talho, Peixaria, Perfumaria, Cuidado do Lar e Animais de Estimação, Frutas e Legumes e Garrafeira. Tal como nos outros supermercados, os carrinhos não precisam de moeda.
Como estamos perto do Natal, o espaço decorou-se a rigor, com um expositor de bolo-rei e de bolo rainha. Um das mais recentes novidades é um pão de ló sem glúten.
Perto da entrada, encontra secção de pronto-a-comer, para quem procura refeições rápidas. As opções de pratos são variadas, incluindo salgados, rissóis ou frango assado. Toda a comida é embalada em caixas fabricadas com materiais naturais, como cana-de-açúcar, cartão ou papel. Além disso, os clientes podem encontrar um mural de sushi, pratos asiáticos para quem procura uma refeição diferente, presunto cortado à faca, uma máquina de sumo de laranja espremido no momento.
No exterior estão disponíveis 175 lugares de estacionamento, dois deles destinados ao carregamento de veículos elétricos. O novo espaço respeita ainda o Modelo de Loja Eficiente da Mercadona, com corredores amplos, poupanças energéticas até 40 por cento, entradas duplas que evitam correntes de ar, iluminação LED e gestão inteligente da energia, com 417 painéis fotovoltaicos.
Para celebrar a abertura da segunda loja da cidade de Coimbra, a Mercadona estabeleceu uma parceria com a Comunidade Juvenil São Francisco de Assis. Assim, a loja irá doar alimentos, diariamente, para a entidade de acolhimento de crianças, jovens, mulheres, e mães, assim como de intervenção familiar. Este carácter solidário faz parte do Plano de Responsabilidade Social da cadeia espanhola que atua na prevenção do desperdício alimentar.
“O apoio do Estado, realizado mensalmente, não é suficiente para fazer face a todas as despesas e o esforço de controlo financeiro é difícil e permanente. As ajudas em géneros alimentares ou em produtos de higiene, são um fator precioso de equilíbrio. Esta medida permite reforçar a diversidade nutricional das pessoas acolhidas e apoiar os casos notórios de escassez de recursos dos agregados familiares dos utentes”, começa por explicar Maria Luísa Saraiva, presidente da casa de acolhimento.
E acrescenta: “Ter o apoio periódico da Mercadona é contar com um benefício direto nas despesas a nível alimentar e de higiene da Instituição e um benefício indireto, não menos importante, no esforço continuado em proporcionar às pessoas acolhidas o acesso a atividades de foro lúdico, cultural e desportivo relevantes para a sua formação e realização”.
Esta abertura representa assim uma nova dinâmica económica, social e comercial do concelho de Coimbra. “Já era tempo da Mercadona, uma fortíssima e relevante marca ibérica, chegar a Coimbra, abrindo duas lojas num curto espaço de tempo. Aumenta, assim, o leque de escolha e a concorrência na área dos supermercados”, sublinhou José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra.
Carregue na galeria para conhecer a nova loja da Mercadona em Eiras.