comida

Há um novo spot em Formoselha para comprar produtos locais

"O Quintal" (veggietruck) é um projeto de venda direta de produção local dos jovens agricultores Judite Matos e André Freitas.
Judite Matos e André Freitas abriram este projeto no início de fevereiro.

Os jovens agricultores do Baixo Mondego Judite Matos e André Freitas decidiram apostar num novo projeto. Depois da produção local de hortícolas e morangos (em estufa e ar livre) adquiriram uma carrinha (veggietruck) para disponibilizar ao público os seus produtos.

A viatura foi devidamente preparada e, no início de fevereiro, colocada num terreno junto à ponte de Formoselha (estrada do campo, entre Pereira e Montemor-o-Velho). A escolha cumpre os dois objetivos traçados pelos jovens agricultores: “Fica próximo do armazém, o que permite a qualquer altura repor os produtos em falta e por outro lado tem muito espaço para se poder estacionar o carro”.

André Freitas explicou que foi a produção de morangos em estufa e ao ar livre que incentivou a criação deste projeto. “Os nossos produtos hortícolas já são muito procurados, mas queríamos arranjar uma nova saída para os morangos que produzimos”, afirmou.

Agora que os morangos produzidos em estufa estão a diminuir ou a acabar a colheita, a marca vira-se para esta fruta produzida ao ar livre. “No ano passado, chegámos a ter períodos de colhermos duas a três vezes por semana entre 300 a 400 caixas”, disse o jovem agricultor. Este ano, as previsões apontam para o aumento do número de caixas colhidas numa área superior a um hectare. 

Sobre os produtos hortícolas que produzem numa área da ordem dos 200 hectares no Baixo Mondego, e que podem ser adquiridos naquela carrinha, a oferta passa pela couve lombarda, couve coração de boi, nabo, couve branca, couve roxa, brócolos, espinafre baby, alface baby, batata, ervilha e feijão.

Como nem todos estes produtos têm produção ao longo do ano, os primos decidiram ir ao mercado local adquirir fruta que disponibilizam diariamente aos clientes do “Quintal”. “Quisemos com este projeto promover as cadeias curtas (de negócio) e os produtos locais”, referiu.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA