Com o aproximar da Páscoa, é habitual que tenha dúvidas sobre o pão de ló ou o folar que têm de ter na mesa. A oferta é variada, mas como acontece em muitas situações, não há “carteira” que aguente a prova de muitos destes doces e salgados. Para ajudar, a Associação de Comércio e Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP) promoveu um concurso a nível nacional.
No Mercado D. Pedro V, em Coimbra, chegaram 120 amostras que foram analisadas por diversos júris em cinco categorias: Folar doce, Folar Salgado e Bôlas, Pão de Ló, Pão de Ló Húmido e Inovação. Ao fim de cinco horas, o júri final deu o seu veredito e os vencedores são três pastelarias de Coimbra, uma de Chaves e uma de Valongo.
A Pastelaria Universidade, em Coimbra, venceu a categoria de Folar Doce. No Pão de Ló Húmido, a escolha recaiu na Pastelaria Tertúlia de Sabores (Coimbra), enquanto no Pão de Ló a vitória coube à Pastelaria Tamoeiro (Coimbra). A Pastelaria Moinho Velho, em Coimbra, recebeu a distinção prata na categoria do Folar Salgado e Bôla e bronze no Pão de Ló.
O presidente da ACIP, Luís Gonçalves, explicou que o objetivo deste concurso foi tornar mais fácil a escolha dos consumidores e reconheceu que as amostras a concurso tornaram difícil a escolha do júri.
Carregue na galeria e conheça os três melhores produtos em cada uma das categorias.