O cabrito assado no forno é um dos pratos mais típicos da Lousã. Apesar de ser consumido durante a maior parte do ano, o município local decidiu criar fins de semana gastronómicos dedicados ao produto da região. Este ano, e por feliz coincidência, a autarquia escolheu os dois próximos fins de semana — de 22 a 25 de abril e de 29 de abril a 1 de maio — para convidar os amantes do prato a visitarem o concelho.
Com a perspetiva de dois fins de semana prolongados, prevê-se uma enchente de visitantes que poderão sentar-se à mesa dos 14 restaurantes que aderiram à iniciativa. “É um evento importante para dinamizar o turismo da Lousã e para reforçar a atratividade turística da região”, afirma Luís Antunes., presidente da Câmara Municipal da Lousã.
Se alguns dos espaços apostam na receita tradicional, há quem apresente receitas inovadoras que trocam as voltas à forma habitual de preparar o cabrito. Os doces ligados ao Mel da Serra da Lousã ou Licor Beirão são outras das grandes promessas nos menus.
O apelo gastronómico é apenas um dos atrativos destes fins de semana na Lousã. O município preparou um conjunto de atividades que vão desde a concertos em vários locais da vila no primeiro fim de semana, a apontamentos de música e dança no segundo. O objetivo é que, quando os visitantes forem provar o tradicional cabrito assado, seja possível fazer uma avaliação muito positiva do festival e da refeição servida.
No último momento gastronómico do concelho — ligado à Chanfana —, a grande maioria das mais de 1300 respostas recebidas classificou a experiência como “boa ou muito boa”. “Isto evidencia a qualidade do trabalho do setor da restauração no concelho”, salienta o autarca.
Neste festival, os visitantes irão responder novamente a um inquérito, através do qual se podem habilitar a uma estadia numa unidade hoteleira da Lousã, a uma refeição em restaurante aderente e produtos locais, tais como Mel DOP Serra da Lousã, Licor Beirão, Broa de Serpins, Pastel Alvites ou o vinho de Foz de Arouce, entre outros.
Os fins de semana gastronómicos do cabrito são também um convite para uma visita ao comércio local. Como tal, o município irá oferecer um brinde — um saco para compras – onde é salientado que na Lousã existem “Pessoas Simpáticas, Boa Comida, Paisagens Fantásticas e Experiências Únicas”.
Na apresentação do festival, a diretora da associação empresarial local, Carina Rodrigues, revelou que foi pedido aos empresários locais para que estejam de portas abertas nestes dois períodos, de forma a melhorar a experiência que o concelho quer proporcionar aos visitantes.
Voltando ao cabrito, pode marcar na agenda a visita a um destes 14 restaurantes aderentes: O Burgo; Restaurante Casa Velha; Cervejaria Universal; Restaurante Villa Lausana; Churrasqueira Borges; Manjar da Villa; Restaurante Tradição.Come; Restaurante Alto do Padrão; Churrasqueira Manuel da Póvoa; Restaurante À Terra – Octant Hotel; Churrasqueira Galinhamiga, Restaurante Sabores D’Aldeia; Restaurante Ti Lena e Taberna/Restaurante do Talasnal.
E caso não tenha mesmo oportunidade de ir, pode sempre recorrer a uma receita caseira. Tome nota de tudo o que precisa para fazer um bom cabrito assado à moda da Lousã.
Ingredientes
Carne de cabrito
Sal
Azeite
Colorau
Louro
Piri-piri
Alho
Vinho Branco
Batatas
Castanhas (se gostar)
Como fazer
Faz-se uma massa com bastante alho esmagado, sal, azeite, colorau, louro e piri-piri. Com esta massa tempera-se o cabrito previamente cortado aos bocados, cobre-se com vinho branco e coloca-se num tabuleiro de ir ao forno. Deixe marinar.
No dia seguinte vai ao forno com as batatas, cerca de três horas. Inicialmente, o forno tem de estar bem quente e 40 a 60 minutos antes de retirar do forno, colocam-se as castanhas para que não se desfaçam.